A deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, defende a necessidade de aumentar os
recursos humanos nas instituições que acompanham jovens em risco. É uma das conclusões da visita que
efetuou, segunda-feira, ao distrito de Castelo Branco. A deputada deslocou-se ao Centro da Tapada da
Renda, em Louriçal do Campo, e ao Abrigo de São José, no Fundão. Em ambas ouviu uma preocupação
comum.
OIÇA O SOM
As perdas na produção de cereja podem chegar até aos 50 por cento no final da campanha deste ano em resultado das más condições climatéricas. Os dados foram avançados pelo presidente da câmara do Fundão na última reunião pública do executivo que se sucedeu a um encontro que manteve com o secretário de estado da agricultura.
Um lamento mas sem preocupação. É desta forma que o presidente da câmara da Covilhã reage aos acontecimentos políticos que marcaram a última reunião da assembleia de freguesia de Peraboa que ficou marcada pela demissão do presidente do órgão e em que pelo segundo ano consecutivo, foram reprovados os documentos de prestação de contas apresentados pela junta de freguesia.
É considerado um projeto piloto. No âmbito do programa Simplex +, promovido pelo Ministério da
Presidência e da
Modernização Administrativa, está aprovada a candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e
Serra da Estrela que
disponibiliza 15 unidades móveis de serviços públicos da Administração Local e Central com as
características do Balcão
do Cidadão, integrando a prestação de cuidados de saúde e outros serviços de proximidade aos
cidadãos de todo o
território da CIM
CDU acusa a câmara da Covilhã de tratamento desigual das freguesias e discriminação política. Vítor Reis Silva, líder da bancada da Coligação Democrática Unitária na assembleia municipal deixa o exemplo da União de freguesias de Cantar Galo e Vila de Carvalho.
Estão abertas, até ao próximo dia 20 de Setembro, as candidaturas para a apresentação de propostas para a dinamização desta iniciativa, que decorre sob o mote diz-nos o que pensas, e que resulta de uma sugestão apresentada pelo deputado Daniel Tomé na reunião da assembleia municipal de Fevereiro de 2016.
José Pinto acusa a câmara municipal da Covilhã de falta de iniciativa na concretização dos projectos vencedores da edição do ano passado do orçamento participativo.
Nuno Reis acusa o presidente da câmara municipal da Covilhã de falta de respeito institucional para com a direcção regional de cultura do centro. Em causa está a colocação da antiga janela manuelina da casa da hera junto ao edifício dos paços do concelho e que já motivou uma recente troca de argumentos entre os autarcas a propósito do licenciamento para a sua instalação.
Na passagem dos 40 anos do Poder Local, que se estão a assinalar em 2016, o município do Fundão decidiu homenagear ex-
autarcas do concelho. Na sessão solene do dia do concelho, 9 junho, a câmara entrega a medalha de ouro municipal aos
primeiros presidentes de junta eleitos em democracia (1976), aos presidentes de câmara e assembleia municipal.
A Comissão política distrital do PSD de Castelo Branco acusa o Governo de discriminar o distrito ao não incluir nenhuma das suas fronteiras (Monfortinho e Segura) no regime de descontos para as transportadoras de mercadorias em postos de gasolina.
Os presidentes das câmaras que integram a CIM das Beiras e Serra da Estrela estão muito preocupados
com o valor aprovado no âmbito da competitividade para as empresas do interior o país. Na última
reunião da Comunidade os autarcas aprovaram por unanimidade uma resolução exigindo o aumento para 90%
do financiamento às empresas que investam nesta zona
A CDU vai apresentar uma denúncia junto do Ministério da Educação (ME) contra a câmara municipal da Covilhã (CMC) por incumprimento dos apoios às crianças do primeiro ciclo na aquisição de manuais e material escolar.
O presidente da câmara municipal da Covilhã garante que, no âmbito das comemorações do próximo dia da cidade, vai possível inaugurar as obras de requalificação do antigo edifício da Dibeira assim como as do alargamento da rua de acesso à sede da junta de freguesia da Boidobra.
Os deputados do Partido Social Democrata na Assembleia da República formularam ao Governo, através do
Ministério da
Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, seis perguntas sobre a existência ou não de medidas
de
apoio para os
produtores de cereja da Cova da Beira e do Pinhal Interior.
O actual secretário-geral do Partido Socialista obteve 95,28% dos votos expressos pelos militantes
socialistas
inscritos nas 19 seções existentes no distrito de Castelo Branco, enquanto o candidato Daniel
Adrião regista uma
votação de 2,2%, refere a Federação Distrital de Castelo Branco.
A décima Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, que se realizou nas
instalações do IPDJ, em
Castelo Branco, "demonstra a importância do trabalho que este partido faz no distrito de Castelo
Branco e a sua
ligação às diferentes realidades da região", disse no final da reunião Patrícia Machado, membro da
comissão política do
comité central do PCP e responsável da DORCB.
O vereador da protecção civil na câmara municipal da Covilhã desresponsabiliza-se de quaisquer problemas que possam ocorrer na realização da rampa automóvel da Serra da Estrela que vai ter lugar dentro de uma semana.
O Bloco de Esquerda enviou uma pergunta ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento
Rural sobre os
prejuízos na produção de cereja do Fundão e medidas de apoio aos produtores.
Vítor Pereira garante que a câmara da Covilhã ainda não foi citada em relação a nenhuma acção interposta nos tribunais pelas cidadãs Maria Teresa Santos Silva e Rosa Oliveira Cruz, que exigem o pagamento de uma indemnização superior a 300 mil euros pela expropriação de terrenos referentes à construção da estrada entre o Canhoso e Vila do Carvalho.
A empresa municipal de Belmonte registou cerca de 11 mil euros de perdas de exploração nos primeiros três meses deste ano, resultantes da entrada gratuita de três mil pessoas, naturais e residentes no concelho, na rede municipal de museus. Os dados fazem parte do relatório de execução do contrato programa entre a empresa e a autarquia que foi analisado na última reunião pública do executivo.
Diogo Pessoa candidata-se à presidência do Núcleo de Estudantes Social Democratas da Universidade da Beira Interior (NESDUBI) que vai a votos na próxima segunda-feira, 25 de Maio, às 21h 30m, na sede do PSD da Covilhã.
Não é a maioria que está obcecada com o passado, antes o passado que teima em perseguir e condicionar a acção do actual executivo, diz Hélio Fazendeiro a propósito das críticas sobre o olhar permanente do Partido Socialista na câmara da Covilhã para o passado.
Pedro Farromba não descarta participação nas autárquicas do próximo ano. Em entrevista ao programa Flagrante Directo da RCB, o vereador do Movimento Acreditar Covilhã diz que ainda é novo para descartar qualquer possibilidade, sendo que estará sempre disponível para a Covilhã, independentemente do papel que desempenhe.
Hortense Martins defende um consenso nacional em torno do desenvolvimento do interior e do combate às assimetrias. No âmbito da interpelação ao governo feita pelo PCP sobre assimetrias regionais, desertificação e despovoamento do território, na passada quarta-feira, a deputada do PS afirmou que que a situação dos territórios do interior é dramática.
Em comunicado, a comissão política distrital do PSD refere que após ter aumentado as portagens logo no início do ano mesmo depois de ter andado a prometer reduzi-las durante toda a campanha eleitoral, o Partido Socialista e os seus apoiantes parlamentares voltaram a evidenciar a mais elementar hipocrisia política e um total desrespeito pelos cidadãos, pois, para o PS, sempre esteve afastada a hipótese de abolição das portagens.
Ana Abrunhosa ficou incomodada com o exemplo dado pelo empresário Carlos Morgadinho nas primeiras jornadas do interior, que decorreram no Fundão, em que o responsável da unidade da CIMD referiu que o projecto de diversificação de actividades tem estado parado devido à falta de técnicos qualificados para a sua implementação.
A união de sindicatos de Castelo Branco já apresentou ao conselho consultivo da unidade de missão para a valorização do interior um conjunto de propostas gerais com o objectivo de contribuir para a dinamização dos territórios de baixa densidade. O anúncio feito pelo coordenador daquela estrutura sindical durante a tribuna pública que decorreu na Covilhã.
A concelhia do PS de Idanha-a-Nova acusa a secção do PSD daquele concelho de assumir uma postura demagógica em relação, ao relatório de gestão da autarquia em 2015 e acusa os social democratas de defenderem políticas de desertificação do interior.