Passados 10 anos da conclusão das obras do Polis na Covilhã, foi aprovado em sessão extraordinária da câmara e assembleia municipal, em vésperas de fim de ano, o relatório final de liquidação da Sociedade para o Desenvolvimento do programa Polis na Covilhã, SA.
A propósito do despacho governamental que apoia financeiramente quatro autarquias socialistas, duas no distrito de Castelo Branco, o PSD distrital diz que se trata de um favorecimento político expresso de uma forma vergonhosa, sem qualquer tipo de pudor, num eleitoralismo difícil de explicar.
Esta sexta-feira foi publicado em Diário da República o despacho, assinado pela Secretária de Estado
do Turismo, que
define as regras para as candidaturas à linha de apoio de 10 milhões de euros para turismo no Interior
do país.
A expressão foi utilizada pelo vereador da oposição, Vítor Gabriel, na última reunião pública do
executivo da câmara
municipal de Penamacor. O autarca do movimento "Juntos Por Penamacor" considera que "nos últimos
três anos o executivo
descurou as intervenções urgentes nas freguesias apostando na realização de obras de requalificação
na sede do
concelho.
O turismo foi o primeiro tema escolhido pela assembleia municipal da Covilhã (AMC) para inaugurar uma nova agenda. A partir de agora a assembleia introduz um tema diferente na ordem de trabalhos para debater em todas as sessões.
Penamacor e Proença-a-Nova, ambas do distrito de Castelo Branco, são duas das quatro câmaras
municipais visadas pelo
despacho publicada em Diário da República, na quarta-feira, que dá conta da transferência de mais de
meio milhão de
euros. As restantes autarquia são Arruda dos Vinhos e São Pedro do Sul. todas com gestão
socialistas.
O presidente da câmara municipal de Belmonte admite recandidatar-se ao cargo, nas eleições
autárquicas de 2017. No
final da última reunião pública do executivo António Dias Rocha enumerou algumas das obras que
avançam no próximo ano e
questionado pela RCB quanto ao futuro o edil defende a necessidade de continuar a estratégia de
afirmação do concelho.
A Assembleia municipal da Covilhã (AMC) evocou, na última sessão, os 40 anos do poder local democrático, homenageando todos aqueles que exerceram funções durante esse período. A homenagem singela mas sentida, frisou José Armando Serra dos Reis, consistiu no descerramento de uma placa alusiva à data, colocada à entrada do auditório municipal, e à aprovação, por unanimidade, de uma moção que os deputados municipais aplaudiram em pé.
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta terça-feira, na Guarda,
que o Governo
cumpriu o compromisso de diminuir o valor das portagens no interior do país. Foi a resposta do
governante à solicitação
efectuada por um empresário, João Logrado, diretor da Olano Portugal, que sublinhou a necessidade
"de serem analisadas
e revistas as portagens na A23 e A25.
A Assembleia municipal da Covilhã (AMC) aprovou, por unanimidade, uma moção a reivindicar a construção urgente do novo quartel do posto territorial da GNR no Tortosendo que abrange as vilas de Tortosendo, Paul e Unhais da Serra.
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas considera que o projeto de modernização do troço
ferroviário da Linha
da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda é "importante para a região e para o país".
A bancada da oposição na câmara municipal gostou de ouvir o presidente do município afirmar que desde
o início do
mandato a dívida da autarquia foi reduzida em mais de metade, ou seja, de mais de 10 milhões para
menos de cinco
milhões de euros. Uma estratégia traduzida na contenção da despesa e redução do passivo
Apenas com o voto contra da eleita da CDU, a assembleia municipal de Belmonte aprovou por maioria o mapa de pessoal da autarquia para 2017. De acordo com Dulce Pinheiro esta proposta continua assente na contratação de serviços externos e da realização de contratos de emprego e inserção, sem criar qualquer estabilidade ao nível do serviço público.
Há muito que o presidente da câmara da Covilhã ameaçava tornar público o negócio que envolve a empresa Águas da Serra, SA, mas na última assembleia municipal o autarca abriu o livro e explicou o negócio que classificou de ruinoso, feito pelo executivo liderado por Carlos Pinto, e o Grupo AGS, detentor da empresa a quem o município concessionou o saneamento em alta em 2005 por um período de 30 anos.
A assembleia municipal do Fundão pronunciou-se a uma só voz em defesa da proposta de criação de uma
unidade local de saúde na Cova da Beira. A questão foi levantada na última reunião do órgão pela líder
da bancada do PS.
A câmara municipal de Penamacor aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, um voto de
congratulação pela
eleição e tomada de posse de António Guterres no cargo de secretário-geral da Organização das Nações
Unidas (ONU).
O Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa reúne na terça-feira, 27 dezembro, pelas 15:30H, com o Ministério da Saúde. O
encontro, solicitado pela estrutura sindical, pretende analisar a portaria relativa aos medicamentos dos reformados dos
lanifícios.
Carlos São Martinho Gomes mostra-se muito apreensivo com as implicações que podem advir para os municípios da Beira Interior da cisão do sistema multimunicipal das Águas de Lisboa e Vale do Tejo, que recentemente foi aprovada em assembleia geral de accionistas.
O presidente da câmara de Belmonte vai solicitar uma audiência ao ministro do ambiente tendo em vista a entrega de um dossier onde vão ser apresentadas as implicações para aquele concelho da cisão do sistema multimunicipal das Águas de Lisboa e Vale do Tejo.
O tema dominou boa parte da última reunião pública do executivo. Apesar de a proposta ter sido aprovada por unanimidade, a oposição teceu várias críticas às reduções apresentadas.
A assembleia municipal de Belmonte aprovou por maioria os documentos referentes às grandes opções do plano da autarquia para 2017. O valor do orçamento ronda os 10 milhões de euros mas algumas das opções seguidas são criticadas pela oposição.
Luís Lourenço considera que a aposta que a câmara do Fundão tem vindo a apoiar no projecto Academia de Código não é uma boa prática da autarquia. Na última reunião da assembleia municipal o eleito da CDU considera que neste processo a autarquia tem vindo a desempenhar um papel que deve ser responsabilidades das entidades empregadoras e que acaba por penalizar duplamente os trabalhadores.
A bancada do PS na assembleia municipal do Fundão pediu explicações a Paulo Fernandes sobre o chumbo de tribunal de contas ao pedido de empréstimo apresentado pela autarquia, no valor de 10 milhões e 500 mil euros tendo em vista a reestruturação de parte da dívida do município.
A Celtejo, fábrica de produção de pasta de papel em Vila Velha de Rodão, vai beneficiar de incentivos estatais. O investimento prevê a manutenção de 197 postos de trabalho e a criação, até 2020, de outros 11 empregos "altamente qualificados".
António Beites tem um projecto para Penamacor até 2025 que faz parte de uma estratégia com o mesmo nome que está a ser delineada desde o início do mandato e que vai ser apresentada no próximo ano. É desta forma que o autarca responde à pergunta se se recandidata à presidência da câmara de Penamacor em 2017.
A assembleia municipal do Fundão aprovou por unanimidade e aclamação um voto de congratulação pela eleição de António Guterres para o cargo de secretário geral da ONU.
Com o voto contra da bancada do PS e a abstenção da CDU, a assembleia municipal do Fundão aprovou por maioria os documentos referentes às grandes opções do plano para 2017. O orçamento ronda os 29 milhões e meio de euros, estando dividido em cinco grandes áreas; educação, protecção civil e ambiente, inovação e investimento e emprego.
A Assembleia municipal de Idanha a Nova aprovou as grandes opções do plano e orçamento para o próximo ano, no valor de 19 milhões 475 mil euros, mais 7,7% do que este ano.
O grupo parlamentar do PCP vai exigir ao governo o reforço de meios financeiros e humanos para a prevenção dos incêndios florestais. A questão esteve em cima da mesa durante um conjunto de reuniões que a deputada Paula Santos promoveu no distrito com os responsáveis da federação distrital de bombeiros e da autoridade nacional de protecção civil.