Após cerca de duas décadas de espera, foram este domingo inauguradas as obras de requalificação
paisagística na EM 507
(zona da antiga Dibeira), com um projeto com custos que não chegam a metade do inicialmente previsto
devido às
alterações efetuadas, e de alargamento da rua Francisco Leal (um dos sócios fundadores do CCD
Estrela do Zêzere da
Boidobra e antigo regedor da localidade).
São nove os projectos vencedores da edição deste ano do orçamento participativo da Covilhã. A dotação financeira é de 50 mil euros. Dois dos projectos que vão ser apoiados estão inseridos na categoria entre os 25 mil e os 50 mil euros; a requalificação do complexo desportivo da Reboleirada, no Paul, que teve como promotor Carlos Ramos e a requalificação do ringue da Erada, cujo projecto foi apresentado pela filarmónica daquela freguesia.
A concelhia do Fundão do PS agendou para sábado, 5 de novembro, pelas 15:00H, no auditório d´A Moagem,
um "Encontro
Concelhio dos Militantes e Simpatizantes do Partido Socialista".
A bancada do PS na Assembleia Municipal da Covilhã lamenta a falsidade das declarações produzidas pelo representante do PSD, no debate promovido pela RCB, que acusou a Câmara da Covilhã de ir a reboque da Universidade da Beira Interior no projecto de mobilidade para o concelho.
A câmara de Belmonte aprovou por unanimidade a integração do município na
candidatura que a
associação de municípios da Cova da Beira vai realizar a fundos comunitários para a
realização
dos trabalhos de cadastro das redes de saneamento e abastecimento em baixa nas 12
autarquias
associadas.
Com o voto contra dos eleitos da CDU e do MAC a câmara municipal da Covilhã aprovou por maioria as grandes opção do
plano para 2017. O valor do orçamento cresce cerca de dois milhões de euros em relação ao ano passado mas foi
durante criticado pelos vereadores da oposição.
Câmara municipal de Penamacor aprovou por maioria, com a abstenção da bancada da oposição, o orçamento e as grandes opções do plano para 2017. Um orçamento no valor de 12 milhões e 96 mil euros, mais 200 mil euros do que o orçamento deste ano, e diferente dos anteriores diz António Beites.
A partir do próximo dia um de Janeiro o pagamento das comparticipações dos medicamentos aos reformados dos lanifícios vai ser seita directamente às farmácias. O anúncio feito pelo presidente do sindicato têxtil da Beira Baixa durante uma reunião de reformados que decorreu na casa sindical da Covilhã.
Pedro Farromba defende a adopção de medidas urgentes por parte da câmara municipal da Covilhã tendo em vista a reabilitação e dinamização do centro histórico da cidade.
A câmara municipal de Belmonte viu aprovada a candidatura à primeira fase do plano de acção para a regeneração urbana. Nesta primeira etapa a autarquia vai investir cerca de 800 mil euros em duas intervenções, no centro histórico da vila, e que vão permitir requalificar o antigo campo de futebol e as acessibilidades ao museu dos descobrimentos.
Um dos momentos acalorados do debate promovido pela RCB no âmbito do dos 146 anos da elevação da
Covilhã a cidade foi
protagonizado por Hélio Fazendeiro (PS) e Nuno Serra (PSD). O social democrata acusa a câmara da
Covilhã de andar a
reboque da UBI no projeto de mobilidade para a cidade. Hélio Fazendeiro nega que tal tenha acontecido.
Em ano de autárquicas, as câmaras municipais vão ter um aumento de 2,9% nas transferências do Orçamento de Estado (OE). As câmaras recebem, em 2017, mais 66,7 milhões de euros do Orçamento de Estado do que este ano. Quanto recebem os municípios da região?
Paula Santos considera que o problema da falta de médicos no interior do país não se resolve apenas com a atribuição de compensações financeiras aos profissionais. A ideia deixada pela deputada do PCP na assembleia da república no final de uma visita aos hospitais de Castelo Branco e da Covilhã.
É desta forma que a bancada do movimento Acreditar Covilhã analisa a classificação da autarquia na oitava edição do índice de presença na internet das câmaras municipais. Um trabalho promovido pela universidade do Minho e pela empresa Microsoft e em que a autarquia covilhanense ficou na posição 102 do ranking.
"O país está muito inclinado para o litoral referiu ontem a secretária de estado do turismo em Idanha-a-Nova onde participou na quarta edição o Portugal entre gerações organizado pela delegação de Castelo Branco da AHRESP Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal.
O presidente da câmara municipal da Covilhã garante que até final deste ano vão estar concluídas as negociações com o parceiro privado que detém 49 por cento do capital social da ADC tendo em vista a diminuição da tarifa da água naquele concelho. A afirmação feita por Vítor Pereira na última reunião pública do executivo em resposta a uma questão levantada pela bancada do movimento Acreditar Covilhã.
Capoulas dos Santos garante que o orçamento de estado para o próximo ano vai ter uma dotação orçamental suficiente para fazer face à componente nacional das candidaturas a fundos comunitários. A afirmação feita pelo ministro da agricultura durante uma sessão de apresentação das medidas do orçamento para o ministério da agricultura, florestas e desenvolvimento rural, organizada pela federação distrital do PS em Proença-a-Nova.
O Centro de saúde de Penamacor vai ser requalificado e dotado de novas valências. A candidatura, de meio milhão de euros, vai ser apresentada até final do ano pela autarquia penamacorense ao abrigo do pacto territorial da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e prevê a requalificação do interior do edifício.
O governo está a estudar a mudança do modelo de gestão do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB). A criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) que integre os centros de saúde da Cova da Beira e os hospitais de Covilhã e Fundão, poderá ser uma realidade no próximo ano, dependendo das conclusões do grupo de trabalho que foi criado para o efeito.
Jean Barroca surpreso com a atitude do vice-presidente da câmara municipal do Fundão. Em entrevista à
RCB, Miguel Gavinhos disse que a concelhia do PSD anda adormecida e não tem agenda própria.
Rui Amaro vai recandidatar-se à presidência da união de freguesias de Peso e Vales do Rio nas eleições autárquicas do próximo ano. O anúncio foi feito durante um jantar que reuniu a quase totalidade dos elementos que integraram a lista Unidos Pelas Freguesias que venceu o acto eleitoral em 2013.
A câmara municipal da Covilhã aprovou por unanimidade a abertura do procedimento de contratação pública para a requalificação da escola secundária Frei Heitor Pinto. A obra que representa um investimento na ordem dos três milhões e 300 mil euros e está incluída no pacto para o desenvolvimento territorial assinado pela comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
A assembleia municipal de Belmonte aprovou por maioria uma proposta para a
repartição de
encargos do contrato de eficiência energética do concelho. A questão esteve em
cima da mesa
na última reunião do órgão em que foi também aprovada a aquisição de energia
eléctrica para
o município entre 2017 e 2019.
A assembleia de freguesia de Peraboa aprovou por maioria uma moção de protesto ao
comportamento adoptado pelo executivo da junta em encerrar os serviços
administrativos da
autarquia entre os dias três e sete de Outubro. A questão foi justificada com um
período de
férias da única funcionária que ali desenvolve a sua actividade mas a decisão foi
duramente
criticada pelas bancadas da oposição.
O documento foi aprovado na reunião do conselho de ministros de quinta-feira e
aponta um
programa com 164 medidas para combater a tendência de desertificação do interior.
A
reabertura de serviços públicos e a adopção de um quadro fiscal mais favorável são
algumas
das linhas do documento.
Vítor Pereira espera ser reeleito presidente da câmara municipal da Covilhã nas eleições autárquicas do próximo ano. Um desejo expresso pelo autarca na sessão solene comemorativa dos 146 anos de elevação da Covilhã a cidade e onde foi feito o balanço da actividade desenvolvida ao longo destes três anos de mandato.
Foram várias as críticas à acção desenvolvida pela câmara da Covilhã ao longo de três anos de mandato na sessão solene da assembleia municipal para assinalar os 146 anos de elevação da Covilhã à categoria de cidade.
Foi a 15 de Novembro de 2014 que ao atuais órgãos da concelhia do Partido Social Democrata do Fundão
foram eleitos. Jean Barroca e Paulo Fernandes assumiram os cargos de presidentes da concelhia e da
assembleia de militantes, respetivamente. Passados dois anos, e no término de mandato, o anterior
presidente do órgão afirma, em entrevista ao programa RCB Flagrante Direto que a concelhia do PSD
do
Fundão se acomodou a uma filosofia do PS e anda adormecida.
A associação ambientalista Quercus acaba de entregar uma petição com mais de cinco mil assinaturas onde é exigida a interdição das actividades cinegéticas na reserva natural da Serra da Malcata.
O Município do Fundão conquistou o primeiro lugar, na 8ª edição dos prémios Índice da Presença na Internet das
Câmaras Municipais, cuja cerimónia decorreu no passado dia 17 de Outubro, no auditório da Microsoft, em Lisboa.