É uma das leituras que o presidente da câmara municipal do Fundão faz do último relatório de execução do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) que o município do Fundão está a cumprir.
Dotada de todas as infra estruturas necessárias, o principal problema de S. Vicente da Beira é a falta de gente. Uma situação que, a curto prazo, pode levar ao encerramento da escola a escola de S. Vicente da Beira está a prazo, lamenta o presidente da junta em entrevista ao programa Prova dos Novos da RCB.
Os vereadores da oposição na câmara da Covilhã manifestam estranheza pelo facto de o presidente da autarquia ter procedido à nomeação de um novo presidente para o conselho de administração para a empresa ADC sem a questão ser previamente comunicada ao órgão.
Belmonte pode vir a criar uma rede de casas abrigo para servir de apoio ao turismo. A ideia foi lançada pelo agrupamento de escuteiros daquela vila que pretende avançar para a requalificação dos edifícios escolares desactivados em todo o concelho e criar estruturas para o desenvolvimento de actividades escutistas e que simultaneamente possam apoiar a actividade turística do concelho.
Foi esta a questão levantada pelo vereador da CDU na última reunião pública do executivo.
José Pinto questionou directamente o presidente da autarquia sobre as ausências do vereador
eleito nas listas do movimento Acreditar Covilhã que não marcou presença nas últimas
reuniões do executivo nem se fez representar.
A câmara da Covilhã não aceita qualquer tentativa de esvaziamento de funções do centro hospitalar da Cova da Beira.
O tema voltou a estar em cima da mesa depois do debate promovido pela união de sindicatos em que foi abordada a
possibilidade de o hospital do Fundão vir a passar a ser gerido pela santa casa da misericórdia.
A câmara municipal do Fundão e a junta da União de Freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha assinaram, este domingo, um protocolo de colaboração para reforço da cooperação entre as duas entidades no âmbito da elaboração dos estudos prévios para a criação de um regadio na zona sul da Gardunha.
Perspectivando um ano de intensa actividade, a Juventude Socialista reforçou o secretariado da federação distrital com a entrada de sete novos membros que se juntam aos nove eleitos há um ano e agora reconduzidos.
O Data Center da PT na Covilhã foi inaugurado sem licença de utilização. A afirmação
feita pelo presidente da autarquia na última reunião pública do executivo e o tema acabou por
motivar novamente uma discussão acesa entre os membros do órgão.
O concelho do Fundão tem uma taxa de cobertura próxima dos 100% no que diz respeito à rede de abastecimento público de água (97%) e muito acima da média nacional, que é de 80%, no que diz respeito ao saneamento (93% no concelho). Os números avançados pelo presidente da câmara do Fundão na inauguração das Estações de Tratamento de Águas Residuais das anexas de Monte Leal e Cortiçada.
O concurso público deve ser lançado dentro de dias. A ponte ferroviária de Corges (Covilhã), vai ter obras de requalificação no valor de 2,5 milhões de euros. A empreitada faz parte do plano de investimentos da linha da Beira Baixa até 2019.
O presidente da câmara da Covilhã não gostou de ouvir o presidente da empresa Estradas de Portugal/Refer negar a intenção de
avançar para a construção nos próximos 5 anos dos túneis para a Serra da Estrela que são reivindicados por vários autarcas da
região.
Carlos Martins não poupa nas críticas à gestão de Carlos Pinto enquanto presidente da câmara
municipal da Covilhã. Em causa uma carta publicada pelo ex autarca em resposta às afirmações
de Joaquim Matias que afirmou ter encontrado mais de 1000 processos na gaveta quando assumiu
funções a tempo inteiro na autarquia com o pelouro do urbanismo, compreendidos entre os anos
2003 e 2013.
O presidente da entidade regional de turismo do centro acusa a direcção do parque natural da
Serra da Estrela de seguir uma atitude demasiado fundamentalista e que trava o
desenvolvimento de actividades daquele sector no maciço central.
A requalificação da vila de Penamacor vai custar meio milhão de euros, entre a aquisição de edifícios, demolição e requalificação do largo da igreja e ruas 25 de Abril e adjacentes. O número foi avançado pelo presidente da autarquia depois de questionado pela bancada da oposição sobre os montantes em causa.
Com os votos contra da oposição, a câmara municipal de Penamacor deliberou abrir concurso para o recrutamento de cinco técnicos superiores, na modalidade de vínculo de emprego público por tempo indeterminado. Desde 1998 que a autarquia penamacorense não admitia ninguém no seu quadro de pessoal que perdeu, nos últimos seis anos, 29 trabalhadores.
É a garantia do presidente da junta de freguesia de Fatela (Fundão). José Fiens, em entrevista à RCB, assegura que não se recandidata ao cargo nas próximas eleições autárquicas.
A resposta de Paulo Ribeiro quando questionado sobre o cargo que exerce de vereador na câmara municipal do Fundão. Entrevistado no programa RCB "Flagrante Directo", o empresário admite que "essa não é minha praia". Paulo Ribeiro não exclui a hipótese de renunciar ao mandato.
(oiça o som)
O anterior presidente da câmara municipal do Fundão, Manuel Frexes, recebeu com muita alegria e felicidade a distinção que o Presidente da Republica lhe atribuiu. Para o ex-autarca, trata-se de uma distinção que abrange toda região e em particular os fundanenses.
(oiça as declarações)
Ninguém fica indiferente a um gesto como o que o Presidente da República teve para com 15 ex-presidentes de câmara municipal, afirma Carlos Pinto. Um sinal de reconhecimento pelo trabalho efectuado na autarquia covilhanense, como deputado na AR e no Conselho da Europa. Mas será que Carlos Pinto tem saudades do cargo que ocupou durante 20 anos?
Oiça o som
O plano estratégico da comunidade municipal das Beiras e Serra da Estrela mereceu a
aprovação dos órgãos dirigentes da comissão de coordenação e desenvolvimento da região
centro.
João Marques é o novo presidente do conselho de administração da empresa municipal Águas da
Covilhã. A nomeação foi concretizada no passado dia três de Fevereiro e agora confirmada
pelo presidente da autarquia covilhanense.
As eleições no PS do Fundão serão marcadas brevemente. A calendarização será aprovada na próxima reunião da comissão política distrital, "que vai reunir em breve". A confirmação deixada à RCB por Hortense Martins no final do plenário que promoveu com militantes do PS no concelho do Fundão, no passado fim-de-semana.
Director da Comissão executiva da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) lamenta atrasos e indefinições no novo quadro comunitário de apoio já podíamos ter feito as filhós com comparticipação europeia, não sei se faremos os folares da Páscoa e não sei se vamos conseguir fazer gelados no Verão.
A câmara da Covilhã aprovou por unanimidade a criação do conselho municipal da juventude. A proposta esteve em cima da mesa na última reunião privada do executivo e depois desta aprovação vai agora ser submetido à ratificação da assembleia municipal, que vai reunir até final deste mês.
Trabalhar em parceria para afirmar uma estratégia para a região. É este o principal objectivo do pacto de cooperação territorial celebrado entre a comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela com as cinco associações de desenvolvimento local que estão sediadas no território.
O presidente da entidade regional de turismo do Centro garante que 2014 não foi o melhor ano
de sempre do turismo para a região. Pedro Machado alerta para aquilo que classifica de
litoralização da actividade turística.
Um dos objectivos passa pela aproximação às pessoas com mais de 45 anos que estão desempregadas "procurando encorajar os trabalhadores mais experientes a continuarem no activo e a partilharem os seus saberes e competências", refere a autarquia.
A deputada do PS na Assembleia da República, eleita pelo círculo de Castelo Branco, solicitou ao presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) uma reunião onde espera poder ver respondidas algumas questões relacionadas com o Hospital do Fundão.