A 11.ª edição do Festival Y, organizado pela Quarta Parede, de 8 a 25 de Outubro, olha para os 40 anos do 25 de Abril. A revolução dos cravos vai estar em destaque em, pelo menos, dois espectáculos do festival que este ano, pela primeira vez, se realiza exclusivamente na Covilhã, no palco do Teatro das Beiras.
Três dezenas de escritores participaram no I Festival literário da Gardunha que terminou no domingo, no Fundão. Serra da Gardunha, Castelo Novo, Alpedrinha e Janeiro de Cima fizeram parte do roteiro literário que inspirou Alexandra Lucas Coelho a escrever sobre a aldeia histórica de Castelo Novo na crónica de domingo no jornal “O Público”.
Uma noite divertida e que, ano após ano, tem conseguida aumentar o número de participantes. Na quarta edição, o MedUBI, núcleo de estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, da UBI, que organiza o evento espera que a adesão continue a crescer
Carlos Salazar, maestro da banda filarmónica daquela vila do concelho do Fundão, vai coordenar esta
iniciativa que tem como grandes objectivos permitir às crianças uma aprendizagem mais rápida na área dos
instrumentos de sopro e dotar aquele estabelecimento de ensino de um pequeno grupo musical.
A câmara municipal de Castelo Branco vai avançar com a dinamização dum projecto de preservação e
divulgação do património judaico daquele concelho. O anúncio feito pelo presidente da autarquia durante as
comemorações do dia europeu da cultura judaica.
O Festival de Cinema da Figueira da Foz distinguiu dois filmes que resultaram de dois projectos finais de mestrado realizados por dois alunos da UBI no ano lectivo 2012/2013. "Fronteira", de António Lopes, recebeu uma menção especial para curtas ficcionais a concurso, enquanto “O homem que remava o barco”, de Bruno Rosa, foi distinguido com uma menção especial pela fotografia.
No âmbito do XJAZZ – ciclo de jazz das Aldeias do Xisto, Janeiro de Cima (Fundão) recebe, no próximo dia 28 de Setembro, um concerto de Maria João com os Ogre. Trata-se de um concerto comemorativo do Dia Internacional dos Rios e que promete encantar a aldeia de Janeiro de Cima com a música poderosa de Maria João e dos Ogre. Jazz e música eletrónica numa simbiose perfeita!
Cinco alunos da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) integraram no passado fim-de-semana a “Orquestra Ensemble” da Associação de Escolas de Ensino Particular e Cooperativo constituÃda por jovens músicos de 19 escolas de música de todo o paÃs.
É um projecto que começou no Teatro das Beiras e que inicia agora uma caminhada na formação de novos públicos. No teatro das Beiras desenvolveu vários projectos como "Bodas de Sangue", "A Visita da Velha Senhora" e "Seis Personagens à Procura de um Autor". A partir de agora pretende trilhar o seu próprio trajecto.
(oiça a noticia)
Manuel da Silva Ramos, João Morgado, Gabriel Magalhães e Teresa Duarte Reis são os convidados dos “Encontro na biblioteca” que marcam o regresso de mais um ano lectivo. A tertúlia, a quatro vozes, decorre esta quarta-feira, 10 de Setembro, a partir das 21h 30m, na biblioteca municipal da Covilhã.
A foto de Marcos Pereira com o tÃtulo “João Fonseca na Rampa da Covilhã com a bandeira do municÃpio” foi a vencedora do concurso de fotografia on-line promovido pela câmara da Covilhã durante os meses de Julho e Agosto.
Foi o adjectivo mais ouvido pela RCB no final do concerto da Sinfónica da Covilhã, que decorreu no Teatro Municipal daquela cidade. Mais de meio milhar de pessoas aplaudiu os jovens músicos que emprestaram o seu talento a uma iniciativa que resultou de quatro dias de intenso trabalho. Uma iniciativa para dar continuidade, garante Eduardo Cavaco, presidente da direcção da Banda da Covilhã.
O projecto foi apresentado na Covilhã no "Expand Your Mind" e chega ao Fundão no próximo dia 14 de Setembro. A iniciativa, para crianças dos seis aos 36 meses, reúne no mesmo palco uma professora de música, uma actriz e uma designer gráfica.
(oiça a noticia)