As câmaras municipais de Belmonte e Manteigas vão desenvolver novas parcerias na área do turismo. A autarquia belmontense decidiu por unanimidade, na última reunião pública do executivo celebrar um acordo de parceria que foi apresentado pela câmara de Manteigas para que as duas autarquias possam vir a desenvolver projectos em comum com o objectivo de chamar mais turistas a visitar a região.
O presidente da câmara municipal de Belmonte vai pedir explicações à Refer a propósito da demolição dos apeadeiros e Maçainhas e de Pimentas situados no troço Covilhã/Guarda da linha da Beira Baixa.
O Centro Interpretativo da cereja, na freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã, abre portas a 20 de Outubro, dia do aniversário da cidade. Em entrevista ao programa Prova dos Novos da RCB Augusto Macedo mostrou ainda intenção de requalificar, este ano, o recinto das festas da vila e deixa para mais tarde a criação de uma zona de lazer na zona das oliveiras. O autarca do Ferro não acredita no entanto, que seja este mandato que se conclua a polémica estrada entre a Ponte Pedrinha e Peraboa.
A câmara municipal do Fundão vai avançar, para a venda em hasta pública, de dois lotes de terreno; um
na união de freguesias das Atalaias e outro na zona industrial.
A CDU apresenta-se nas eleições intercalares, a 7 de Setembro, com o resultado do trabalho efectuado ao longo de 24 anos e "validado pela população", refere João Simão. O movimento "Juntos Pela Boidobra", liderado por João Cameira sustenta que "é tempo de dizer basta à actual gestão".
À semelhança do que acontece para a liderança da federação distrital, também para a presidência do departamento federativo das mulheres socialistas de Castelo Branco haverá duas candidatas: Cristina Granada, professora e presidente da junta de Alcains e Paula Lisboa, enfermeira e ex-deputada municipal em Castelo Branco, são as candidatas a ocupar o lugar deixado vago por Hortense Martins. A primeira tem o apoio da deputada, a segunda é apoiada pelo autarca de Proença a Nova. As eleições decorrem em simultâneo com as eleições para a federação distrital, no dia 6 de Setembro.
A câmara municipal do Fundão aprovou por unanimidade a suspensão parcial do plano de pormenor da área poente da cidade
que engloba toda a zona do Sitio do Vale.
António Manuel Pereira responde às acusações deixadas por João Simão no debate promovido pela RCB com os candidatos à presidência da junta de freguesia da Boidobra nas eleições intercalares do próximo dia 7. O candidato da CDU culpou António Manuel Pereira de toda a situação que vive a Boidobra para mim o António Manuel Pereira é o grande culpado.
O presidente da câmara de Penamacor quer levar a versão final do PDM à assembleia municipal de Dezembro. Publicado pela primeira vez em Agosto de 1994, o PDM de Penamacor está há vários anos em processo de revisão. António Luís Beites diz que foi encontrar o processo parado, mas o novo presidente da autarquia Penamacorense aponta o final do ano para a revisão do documento estar concluída.
A empresa Estradas de Portugal (EP) anunciou esta terça-feira que vai investir 4,7 milhões de euros, nos próximos três anos, na conservação dos 740 quilómetros de estradas da rede viária do distrito de Castelo Branco.
Este sábado, a RCB promoveu o debate entre os dois candidatos às eleições intercalares em Boidobra, marcadas para o próximo dia 7 de Setembro. João Simão, candidato CDU, afirma ter sido convidado várias vezes pelo PS, mas João Cameira, do movimento "Juntos Pela Boidobra", desvaloriza o assunto. Outros temas serão aqui desenvolvidos.
No último ano a câmara de Penamacor reduziu a dívida do município em dois milhões de euros. Uma redução que, segundo António Beites, só foi possível com uma rigorosa contenção orçamental da despesa e corrigindo procedimentos do passado.
A câmara municipal de Idanha-a-Nova investiu de mais de 410 mil euros no apoio à educação no ano lectivo 2013/2014. O processo beneficiou mais de 600 alunos do concelho. Os últimos apoios financeiros foram atribuídos este mês.
O estatuto de "Aldeia do Xisto" e as gravuras rupestres ali descobertas têm contribuído para um aumento do numero de visitantes à Barroca, freguesia do concelho do Fundão.
A Câmara municipal de Penamacor já adquiriu edifício do antigo Externato Nossa Senhora do Incenso por 345 mil euros. O objectivo é transformar aquele espaço num albergue para a juventude potenciando as infra-estruturas que estão ao lado: a piscina e o pavilhão municipal.
A experiência de anos de trabalho no terreno e o conhecimento do partido pesaram na decisão de Hortense Martins de apresentar uma candidatura à liderança da federação distrital do Partido Socialista. Um projecto que a deputada assume ser de continuidade do trabalho realizado nos últimos anos sob a liderança de Joaquim Morão.
Apesar de apoiar António Costa nas eleições primárias do Partido Socialista que se realizam a 28 de Setembro, João Paulo Catarino orgulha-se de ter com ele os apoiantes de António José Seguro no distrito.
A construção de um lar, ou residência sénior, é o principal objectivo da junta de freguesia do Alcaide (Fundão) para os próximos três anos. O custo da obra depende da solução que vier a ser adoptado: requalificação ou amplicação de um edifício já existente.
O presidente da junta de freguesia da União de Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta (Penamacor) está preocupado com o futuro das aldeias. Depois de muita luta para a construção de várias infraestruturas, actualmente, não há gente que as utilize.
(oiça a noticia)
Para João Paulo Catarino as diferenças estarão na personalidade de cada um porque os princípios são os mesmos - os do Partido Socialista eu julgo que a grande vantagem é que terei condições para ser uma voz acutilante e sobretudo para fazer as pontes entre o norte e o sul do distrito, entre os concelhos mais pequenos e os concelhos maiores. Hortense Martins deixa a tarefa de descobrir as diferenças para os militantes, mas em relação à sua candidatura adianta eu já estou no partido, não há dois dias, nem há três, mas há muitos anos e tenho um trabalho que penso que os militantes, e não só, reconhecem.
O alargamento do Regadio da Cova da Beira a sul dos concelhos do Fundão e Penamacor é importante e desejável, mas por ora é fundamental que o trabalho de todos os intervenientes no processo seja o de trabalhar para potenciar o que já existe.
JSD Covilhã nomeou Telmo Martins como coordenador concelhio para a formação. Telmo Martins (na foto à esquerda) vai liderar uma equipa - o Gabinete de Formação Política - composta também por Nelson Carvalho e Catarina Diogo, cujo objectivo é o da instrução cívica e política, a fim de aumentar as taxas de participação jovem na vida autárquica da Covilhã.
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova investe na produção de energia solar. O município já lançou concurso público que contempla a instalação de unidades de produção de energia solar em dez edifícios públicos.
Dotar a praia fluvial do Moinho de um parque de campismo é um dos principais projectos do mandato de Álvaro Gil à frente da junta de freguesia de Benquerença. O autarca, convidado esta semana do programa Prova dos Novos da RCB, confirma a existência de negociações para aquisição de alguns dos terrenos da zona envolvente.
Vereador Nélson Silva desafia munícipes a apresentarem propostas para incluir no orçamento do município da Covilhã no próximo ano. O autarca disponibiliza um email e um apartado para esse efeito e compromete-se a debater-se afincadamente para que o próximo orçamento municipal, incorpore na despesa, iniciativas e projectos emanados da sociedade civil.
O presidente da concelhia do PSD do Fundão solicitou ao presidente do plenário de militantes a marcação de eleições antecipadas, que devem realizar-se em final de Setembro próximo ou início de Outubro. Depois das eleições para a distrital do PSD, Miguel Gavinhos defende a necessidade de "tocar a rebate para unir e clarificar".
Passados quase dois anos desde a confirmação do governo, em resposta a uma questão levantada pelo grupo parlamentar Os Verdes, de que a plantação de cerca de 10 hectares de eucaliptos, em Águas, no concelho de Penamacor, foi feita sem autorização prévia do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a plantação ilegal mantem-se no local e levou o partido ecologista a questionar de novo o governo sobre a matéria.
Está prestes a ser concretizado um anseio de há muito das populações de Vale de Prazeres (Fundão).A estrada que liga a sede da freguesia às várias anexas está a ser requalificada. 150 mil euros é o investimento previsto.