Lecciones Milanesas, do Grupo de Teatro da Universidade de Granada, Espanha, foi o grande vencedor do
18.º ciclo de teatro universitário da Beira Interior que encerrou no passado sábado. A peça, dirigida por Sara
Molina, venceu o prémio Júri, o prémio Público e o seu grupo de actores arrecadaram ainda o prémio melhor
interpretação masculina e feminina.
É o título da livro, da autoria de Júlio Martins Vieira, cuja apresentação decorre na biblioteca municipal da Covilhã, este sábado, dia 29 de Março, pelas 15:00 horas.
Por falta de dinheiro, as obras de requalificação da sede da associação recreativa musical covilhanense (Banda da Covilhã),
ao jardim público, estão paradas.
)oiça a noticia)
A Universidade da Beira Interior (UBI) é o novo sócio honorário da Associação Recreativa Musical da Covilhã. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na última assembleia-geral da colectividade. O título é entregue domingo no decorrer do concerto Primavera, que se realiza na Igreja da Santíssima Trindade, na zona da Estação (Covilhã).
Uma festa, duas culturas é o lema do evento Páscoa judaica e cristã que vai decorrer na freguesia de Medelim, concelho de Idanha-a-Nova, entre 29 e 30 de março.
A associação de juventude de Idanha-a-Nova foi a grande vencedora da oitava edição do festival internacional de teatro CALE, onde conquistou quatro prémios.
É este o título do mais recente livro de António Fidalgo que foi apresentado no auditório das sessões
solenes da universidade da Beira Interior. A obra foi escrita pelo actual reitor da UBI em 2011, chegou
aos escaparates no Brasil em Agosto do ano passado e agora é lançada em Portugal.
A obra pluridisciplinar do poeta albicastrense, António Salvado esteve em foco na biblioteca municipal do Fundão na
sequência da apresentação do novo livro intitulado Ecos do Trajecto Seguido de Passo a Passo. A obra lançada na
biblioteca Eugénio de Andrade (Fundão), com um punhado de amigos e admiradores do poeta que transporta para os livros
as paisagens da Beira Baixa.
O edifício da antiga praça do Fundão volta a acolher este sábado mais uma edição do PechaKucha
Night. O
evento, que pretende ser um motor de ideias, projectos e parcerias realiza-se pela quarta vez na
cidade do Fundão. Ao
longo destas quatro edições já passaram pelo palco 80 oradores e na última, 450 pessoas
assistiram ao
evento.
A historiadora Maria Antonieta Garcia vai lançar, até final deste ano, um novo livro. Depois da recente apresentação da obra sobre a comunidade judaica da Covilhã, a investigadora já está a terminar um novo trabalho dedicado às orações cripto-judaicas na Beira Interior.
"Ecos do Trajecto Seguido de Passo a Passo", é o nome da nova obra literária de António Salvado, que esta quinta-feira, pelas 21:00H, é apresentada na biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.
A câmara de Idanha-a-Nova está a preparar uma candidatura à rede de cidades criativas da UNESCO, na área da Música. O anúncio feito pelo presidente da autarquia durante o lançamento da agenda mistérios da Páscoa em Idanha. O projecto deve ser apresentado no próximo ano.
Até ao próximo dia 12 de Abril a biblioteca municipal Eugénio de Andrade acolhe a quinta edição da feira do livro infantil e juvenil, onde estão representadas as principais editoras de referência nessa área.
Castelo Novo (Fundão) é uma das aldeias representadas na nova produção do Canal Panda, Panda Museus À Descoberta das Aldeias Históricas, que convida os mais pequenos a conhecer a rede das Aldeias Históricas de Portugal.
A EPABI escola profissional de Artes da Covilhã organiza o IIIº Estágio Orquestra Sinfónica entre os dias 5 e 11 de Abril. A atividade engloba a realização de ensaios de orquestra/naipe em regime intensivo e a concretização de um concerto, sob orientação do maestro Frank Zielhorst, com a participação do solista António Pereira, em Viola d Arco.
De 28 a 30 de Março o edifício da moagem acolhe a quarta edição dos Encontros Cinematográficos. A iniciativa é organizada em parceria pela câmara do Fundão e pela associação Luzlinar e conta com a parceria do departamento de cinema da universidade da Beira Interior.
Alunos da Escola Internacional da Covilhã (EIC) experimentaram técnicas de vitrinismo durante dois meses em lojas da região, no âmbito de um projeto de empreendedorismo infanto-juvenil promovido pela escola. A iniciativa, dirigida a todos os alunos do pré-escolar até ao 6º ano de escolaridade, termina hoje, dia 14 Março, pelas 21:00H, com uma passagem de modelos na escola.
A cooperação educativa contrasta com a ausência de partilha económica. A troca de experiências empresariais entre os municípios do Fundão, Marinha Grande, Montemor o Novo e Vila Real de Santo António continua a ser uma miragem. A temática voltou aos discursos das comemorações dos 26 anos das quatro cidades.
É o título do novo livro de Manuel da Silva Ramos. Foi num ambiente de sátira e crítica social que a obra foi apresentada, na biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no Fundão. A ironia tomou conta de uma noite anti-troika.
IX festival de Música da Beira Interior junta pela primeira vez em palco alunos das sete escolas de
música
da Beira Interior. É a grande novidade da edição deste ano do festival organizado pela Scutvias.
O Teatro Clube de Alpedrinha, com o apoio do município do Fundão, organzia a terceira edição do Festival de Música Aragens, hoje e amanhã ( dias 7 e 8 de Março), a partir das 22.00h, na vila de Alpedrinha (Fundão)
Carlos Guilherme é o convidado especial da oitava edição do concerto Primavera organizado pela banda da Covilhã. A iniciativa decorre no próximo dia 30, na igreja da Santíssima Trindade e a orquestra está a preparar um conjunto de temas para apresentar publicamente nesse dia.
A associação recreativa musical covilhanense apresenta esta tarde a oitava edição do concerto de primavera. A iniciativa decorre no próximo dia 30 de Março na igreja de São Francisco.
Várias escolas e instituições participaram no desfile de Carnaval na Covilhã. Uma iniciativa onde os bombeiros voluntários da Covilhã também foram lembrados.
Nesta freguesia do concelho do Fundão, também o domingo foi aproveitado para realizar o tradicional desfile de Carnaval, que congrega várias associações da aldeia e o apoio da junta de freguesia.