O escritor covilhanense João Morgado vai lançar em 2015 dois novos livros. Depois de ter
apresentado recentemente o seu primeiro livro de poesia, o escritor pretende levar aos
escaparates novas publicações durante o próximo ano.
Depois de Penamacor, a Academia de Música e Dança do Fundão (SCMF)pode abrir um novo pólo em Sabugal. As conversações "estão bem encaminhadas", disse o provedor da Misericórdia, Jorge Gaspar, no final do concerto de Natal da Academia, que lotou a Igreja Matriz do Fundão e arrancou muitos aplausos a quem assistiu ao evento.
(oiça o som)
O trabalho da autoria de Ricardo Soeiro que concorreu com o pseudónimo “Alice Almeida” foi o
grande vencedor da primeira edição do concurso de poesia Albano Martins. A iniciativa foi
dinamizada pela câmara do Fundão e teve como grande objectivo estimular a produção de
trabalhos originais em poesia e simultaneamente homenagear um dos maiores vultos da cultura
do concelho.
É este o tÃtulo da nova obra do poeta e escritor albicastrense António Salvado que vai ser lançada em Janeiro do próximo ano. O lançamento do livro vai ter o apoio da câmara municipal de Castelo Branco e procura reunir um conjunto de textos em prosa e poesia escritos durante um largo perÃodo de internamento hospitalar.
A funcionar desde 1 de Outubro de 2014, a Academia de Música da Banda da Covilhã que passou pela reestruturação da antiga Escola de Música, com novos programas, novo projecto pedagógico e uma renovada equipa formativa profissional realizou a sua primeira audição.
É este o tÃtulo da nova obra do escritor covilhanense João Morgado e que foi publicamente
apresentada naquela cidade. Depois de já ter publicado vários trabalhos na área do romance e
da ficção, João Morgado apresenta agora o seu primeiro livro de poesia a solo, depois de já
ter contribuÃdo para outras publicações nesse âmbito.
Boa adesão de publico ao concerto de Natal que a Academia de Música e Dança do Fundão realizou na Igreja do Convento de Santo António , em Penamacor,
A viola beiroa, que corria o risco de deixar de ser tocada, foi revitaliza e simultaneamente valorizada. Em 2012, a Fundação Inatel lançou em 2012 cursos de formação sobre o instrumento, acolhidos na Boidobra (Covilhã), depois foi criada a orquestra Viole Beiroa, com alunos dos cursos, foi gravado um CD e criada a associação recreativa e cultural Viola Beiroa, em Castelo Branco.