O concelho do Fundão absorveu cerca de metade das verbas disponíveis no último quadro
comunitário de apoio para projectos no mundo rural. Os números foram avançados pelo
presidente da autarquia durante o seminário organizado pela ACIF para assinalar os seus 90
anos e que foi dedicado aos programas de apoio ao mundo rural.
Câmara do Fundão acaba de encerrar negociações com duas novas empresas que se vão instalar, no centro de negócios, a funcionar no pavilhão multiusos e criar cerca de 30 postos de trabalho. O anúncio feito por Paulo Fernandes durante a visita ao Fundão do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e embaixador de França em Portugal.
José Trindade Branco diz que foi encontrar um cenário dramático na junta de freguesia de S. Jorge da Beira com uma dívida de cerca de 50 mil euros, não assumida nas últimas contas aprovadas pelo anterior executivo.
A câmara de Penamacor vai adquirir os dois edifícios em frente a igreja matriz por 100 mil euros, para requalificar aquela zona da vila. A proposta foi levada à última reunião do executivo e mereceu o voto contra da oposição que além de considerar o valor excessivo, não obteve respostas por parte da maioria sobre o destino a dar aos imóveis.
Presidente da concelhia do PS da Covilhã diz que recandidatura de Vítor Pereira em 2017 não é uma inevitabilidade, mas uma certeza. Em entrevista à RCB João Marques diz que é possível cumprir o mandato com maioria relativa e acusa o anterior executivo de deixar dívida sem ter concluído ciclo de infra-estruturas. O PS pensa conquistar maioria absoluta em 2017 e cumprir as promessas que fez aos covilhanenses como a de baixar a factura da água.
A câmara municipal da Covilhã vai avançar para a contracção de um empréstimo bancário no
valor de um milhão de euros com o objectivo de regularizar o funcionamento da tesouraria ao
longo do próximo ano. A proposta foi aprovada por maioria na última reunião pública do
executivo mas mereceu o voto contra dos vereadores da CDU e do MAC.
Pedro Santana Lopes defende uma reforma profunda do sistema eleitoral Português. A ideia
deixada pelo ex primeiro ministro no encerramento da universidade da Juventude Popular que
decorreu na Covilhã no último fim de semana.
O presidente da câmara da Covilhã não quis fazer grandes comentários em relação à detenção
para interrogatório na passada sexta-feira de José Sócrates. O antigo primeiro ministro está
em prisão preventiva acusado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude
fiscal.
São 12 as propostas que a comissão política distrital do PSD vai fazer chegar ao governo com
o objectivo de contribuir para a melhoria do sistema de educação. O organismo realizou, na
passada sexta-feira, o primeiro de um conjunto de roteiros temáticos que vão culminar com a
apresentação de medidas que possam ser implementadas tendo em vista melhorar o funcionamento
de vários sistemas como a saúde, a educação, a segurança social ou a justiça.
O secretário de estado das finanças afirma que o orçamento de estado para o próximo ano é o
orçamento da coesão nacional. A afirmação feita por Manuel Rodrigues durante mais uma acção
da iniciativa encontros da região com o governo que a comissão política distrital do PSD
tem vindo a dinamizar.
A Câmara municipal de Penamacor lançou concurso para a obra de requalificação da rua 25 de Abril e das duas artérias paralelas à rua principal da vila. A decorrer está também o concurso para a requalificação da zona norte de Benquerença que vai permitir reduzir as perdas de água que, naquela freguesia, são de 70%. As duas empreitadas poderão ter custos próximos 700 mil euros.
O vereador do movimento Acreditar Covilhã considera caluniosa uma carta publicada em
alguns jornais esta semana pelo presidente da câmara e na última reunião pública do
executivo anunciou que vai recorrer às instâncias judiciais a fim de repor a verdade.
O presidente da câmara da Covilhã vai enviar uma participação ao ministério público a fim de
se averiguarem alegadas irregularidades durante o período em que Pedro Farromba exerceu
funções como director executivo do Parkurbis.
As "Universidades JP" (Juventude Popular), realizadas pelo gabinete de estudos Gonçalo Begonha, arrancam oficialmente esta sexta-feira (21 Novembro), na Covilhã, às 21h30, e estendem-se por um fim de semana "de formação de base eminentemente ideológica que enriqueça o enquadramento político e filosófico" dos militantes da Juventude Popular", referem os promotores.
A câmara municipal de Belmonte (CMB) aprovou por unanimidade a contracção de um empréstimo de curto prazo, no valor de meio milhão de euros para resolver problemas de tesouraria.
Confrontado com as declarações da presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro sobre a indisponibilidade do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas em financiar o aeroporto regional da Covilhã, Vítor Pereira diz que se trata de uma confusão de conceitos entre um aeroporto regional e de uma estrutura aeroportuária multimodal.
É com prudência que a câmara do Fundão reage à proposta avançada pelo director do ACES Cova da Beira no "Fórum do Pinhal", realizado em Silvares, organizado pela RCB, município do Fundão e juntas de freguesia daquela zona. João Bento diz estar disponível para criar um pólo de saúde em Silvares, com médicos de segunda a sexta-feira, e numa primeira faze sem fechar qualquer extensão de saúde.
O presidente da câmara da Guarda defende um entendimento alargado entre todas as autarquias que integram a comunidade intermunicipal das beiras e Serra da Estrela no sentido de definir quais os projectos estratégicos que vão fazer parte do plano de acção a desenvolver no território durante o próximo quadro comunitário de apoio.
Reunidos ontem em Belmonte, os autarcas da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela aprovaram o plano e orçamento da CIM para o próximo ano e decidiram adiar a votação da carta de compromisso, elaborada pela UBI para estabelecer pontes de entendimento entre a região, remetendo o assunto para o conselho estratégico da comunidade, ainda em constituição.
A junta de freguesia de Castelo Branco vai continuar a incluir, no orçamento para 2015, uma
verba dedicada ao fundo de emergência solidária. O projecto foi iniciado este ano, com uma
dotação de 50 mil euros, e no qual a autarquia tem apoiado diversos agregados familiares a
dar resposta a situação prementes como o pagamento da renda de casa ou das facturas da água
ou electricidade.
A juventude socialista do distrito de Castelo Branco já elegeu os 12 representantes daquela
estrutura que vão marcar presença no XIX congresso nacional da JS que decorre em Tróia entre
os dias cinco e sete de Dezembro.
A comunidade intermunicipal (CIM) das Beiras da Serra da Estrela analisa esta terça-feira a Carta Compromisso, elaborada pela Universidade da Beira Interior (UBI). O presidente da câmara municipal do Fundão já anunciou que vota favoravelmente o documento.
Belmonte tem todas as condições para liderar um consórcio que candidate o marranismo a património imaterial da Unesco. O desafio foi lançado por Luís Elvas, em entrevista à RCB. Empenhado em reactivar o PSD em Belmonte, Luís Elvas diz que faz falta oposição no concelho e que está na hora de António Dias Rocha passar das palavras aos actos.
Eleições no PSD do Fundão no passado sábado. Jean Barroca foi eleito presidente da concelhia social democrata. Dos 55 militantes que exerceram o direito de voto, 51 votaram na única lista a sufrágio. Na hora da saída, Miguel Gavinhos, que durante dois mandatos esteve à frente da concelhia, diz que o PSD fica em boas mãos.
À semelhança da cereja, o município do Fundão pretende lançar uma marca de cogumelo, Gadunha ou Fundão, que ainda não está definida. O presidente da câmara municipal do Fundão considera este produto como um dos activos com maior potencial para explorar nos próximos tempos no concelho do Fundão. Uma cadeia de valor onde o município se vai envolver directamente.
Oiça o som
A presidente da comissão de coordenação da região centro garante que há várias intervenções que fazem parte do plano estratégico da comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela que não vão ter qualquer comparticipação comunitária no novo pacote de ajuda que vai entrar em vigor no próximo ano.
O movimento de empresários pela subsistência do interior apresentou ao ministro da economia uma nova proposta para a cobrança de
portagens nas antigas Scuts.
O grito de alerta deixado pelos presidentes das juntas de freguesia de Bogas de Cima, Lavacolhos, Silvares e união de freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo no Fórum do Pinhal, realizado no auditório da autarquia de Silvares. Na foto da esquerda para a direita: Bogas de Cima, Janeiro C e Bogas de Baixo, Silvares e Lavacolhos.
Face a algumas dificuldades encontradas no portal Fundão Participa, que divulga o orçamento participativo do município do Fundão, o vereador do PS, José António Domingues, considerou-o, na última reunião do executivo, como uma contra participação.