Malícia Trindade é candidato à liderança da Anafre no décimo quatro congresso da Associação Nacional de freguesias que começa esta sexta-
feira em Aveiro. O presidente da união de freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, vai apresentar uma
lista ao conselho directivo da Anafre que pretende ser uma pedrada no charco.
Está agendada para 14 de Fevereiro a nomeação do novo conselho de administração da empresa municipal Águas da Covilhã. A reunião da assembleia geral foi agendada para a última semana para o accionista minoritário não marcou presença o que inviabilizou a aprovação da composição da nova estrutura dirigente da ADC.
Vítor Pereira não pretende o acordo celebrado entre o anterior executivo da Covilhã e a empresa Braga Parques referente à rescisão do contrato de exploração do silo auto da praça do município.
Foi necessário o voto de qualidade do presidente da câmara da Covilhã para a autarquia aprovar a celebração de 16 contratos com proprietários de lojas do Sporting Shopping Center onde vai ficar a funcionar o novo centro de actividades para cidadãos idosos.
A Câmara da Covilhã vai ser associada da Aderes. A notícia é recebida com agrado pelo presidente da direcção da Associação de
Desenvolvimento Local Estrela Sul que apesar de ter 3 municípios no seu território, só Fundão e Castelo Branco integravam a associação.
A câmara da Covilhã está em situação de saneamento financeiro desde o início deste ano. A
confirmação deixada pelo presidente da autarquia numa acção que decorreu esta segunda-feira para
assinalar os 100 dias de tomada de posse do novo executivo socialista.
A décima assembleia da organização política covilhanense esteve reunida para eleger a nova equipa dirigente, composta por
20 elementos, e aprovar a moção de estratégia política que vai guiar as acções a desenvolver ao longo do próximo mandato.
A concelhia do PCP da Covilhã entende que os resultados obtidos na Covilhã nas últimas eleições autárquicas vão permitir
reforçar a acção do PCP no concelho
A câmara municipal da Covilhã vai lançar um novo concurso público internacional para o fornecimento de refeições às crianças do primeiro ciclo e
jardins de infância da rede pública de ensino daquele concelho.
O presidente da câmara municipal reuniu, no inicio desta semana, com o secretário de estado do ambiente e apesar de ter encontrado sensibilidade por parte do governante em apoiar a concretização da obra, tal facto não é suficiente para garantir o arranque dos trabalhos.
O secretário geral da FNE faz uma avaliação muito positiva do trabalho realizado pelos estabelecimentos de ensino da rede pública do distrito de Castelo Branco.
Belmonte quer manter a sede da rede das aldeias históricas de Portugal. O acto eleitoral para escolher os
novos responsáveis daquele organismo vai decorrer no próximo mês de Março e o presidente da
autarquia, para além de fazer uma avaliação muito positiva do trabalho efectuado, já fez saber que
pretende manter a funcionar naquela vila a sede da rede.
Francisco Castelo Branco não se considera vinculado às declarações dos vice presidentes da concelhia do PSD da Covilhã que consideram que as últimas declarações públicas a propósito da notificação para expulsão de 32 militantes não promovem a união dos social democratas.
O presidente da comissão política distrital do PSD afirma que o órgão não teve qualquer acção no processo desencadeado pela concelhia da Covilhã e que culminou na notificação para expulsão de 32 militantes daquela secção.
Presidente da câmara de Penamacor anuncia plano global de intervenção no cimo de vila com o objectivo de valorizar o património histórico e
integrá-lo na rota do turismo.
O presidente do PSD deslocou-se este domingo ao Fundão para apresentar a sua recandidatura à liderança da comissão política nacional social democrata. Pedro Passos Coelho não prestou declarações. A sessão foi restrita aos militantes.
A assembleia da união de freguesias de Peso e Vales do Rio aprovou, por maioria, uma proposta no sentido de manter a sede do órgão nos dois edifícios das antigas juntas. A oposição considera que é ilegal que a união tenha duas moradas e promete levar o caso à direcção geral das autarquias locais.
Paulo Fernandes considera que foi um erro histórico partir o arco urbano da Beira Interior no
âmbito da
criação das comunidades intermunicipais. A ideia deixada pelo autarca no seminário promovido
pela União
dos Sindicatos do distrito, em resposta ao repto lançado por Luís Garra que considerou a solução
encontrada infeliz.
Os vice presidentes da concelhia do PSD da Covilhã vão manter-se em funções até à realização do
próximo acto eleitoral. Recorde-se que na última assembleia de militantes Paulo Alçada e Rogério
Monteiro apresentaram uma moção de estratégia política onde defendiam a união dos militantes
social democratas e propunham a eleição duma nova comissão política.
Criada no dia 14 de Dezembro do ano passado, a comissão cívica da Covilhã apresentou, em conferência de imprensa, os objectivos que levaram à sua constituição. Para já integram o movimento cerca de 60 personalidades que pretendem reflectir sobre o momento actual e o futuro do concelho, sem ideologias partidárias, e pretendendo apontar caminhos para o futuro da Covilhã.
Os eleitos do PS e dos movimentos "Acreditar Boidobra" e "Boidobra para Todos" na assembleia de freguesia daquela vila do concelho da Covilhã acusam o presidente da junta de freguesia de não estar a falar verdade às populações e aguardam pela decisão do Ministério Público.
(oiça a noticia)
A crise demográfica e o combate ao consumo de drogas são os temas da edição deste ano do programa "Parlamento dos Jovens". A iniciativa levou às escolas do Fundão deputados eleitos pelo distrito de CAstelo Branco.
(oiça a noticia)
António Manuel Pereira, líder de uma lista independente às ultimas eleições autárquicas na Boidobra (Covilhã) e membro eleito para a AF, não compreende as declarações à RCB do presidente da junta eleito.(ver notícia "Boidobra em Gestão Corrente). António Manuel Pereira afirma que a junta não pode ter orçamento porque não há órgãos instalados.
Passados três meses desde a tomada de posse, o presidente da câmara de Penamacor distribuiu
pelouros pelos autarcas da maioria. O executivo vai manter dois vereadores a tempo inteiro, Manuel
Joaquim Robalo que assume a vice presidência, e Ilídia Cruchinho que mantém os pelouros que detinha
nos anteriores mandatos.
As chaves do edifício da antiga junta de freguesia de Águas já foram entregues ao presidente da união de freguesias de Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires e Águas.
A junta de freguesia da Boidobra ainda não aprovou o orçamento e as grandes opções do plano para este ano. Depois do impasse que surgiu aquando da constituição dos órgãos, o presidente da autarquia está agora confrontado com outro problema; o facto de não conseguir entrar em contacto com o presidente da assembleia para agendar a reunião que seria destinada à aprovação dos documentos.
Vítor Pereira não poupa nas críticas ao comportamentos dos deputados do PSD e do CDS que chumbaram recentemente, na assembleia da república, uma proposta para a conclusão dos trabalhos de requalificação e electrificação da linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda.