Vítor Pereira considera que a proposta da nova lei das finanças locais é draconiana para as autarquias Portuguesas e admite que a entrada em vigor do diploma deixa, automaticamente, a câmara da Covilhã em situação de saneamento.
Eleitos do PS e das duas candidaturas independentes na Boidobra decidiram não mover processo
litigioso contra o presidente da junta de freguesia pese embora os graves e ultrajantes
acontecimentos ocorridos no processo de eleição dos vogais da junta e mesa da assembleia. A decisão
tomada pela oposição fica a dever-se às consequências desastrosas que um processo dessa
natureza traria à Boidobra, mas o caso do boletim viciado segue para as instâncias competentes.
Mais cedo ao mais tarde o Partido Socialista terá que se entender com a CDU, com o PSD, ou com
ambos, e
quanto mais tarde pior. A opinião deixada em entrevista à RCB pelo presidente da comissão política
concelhia
do PS da Covilhã. Segundo José Armando Serra dos Reis a bola está agora do lado de Vítor Pereira.
A câmara municipal do Fundão e a associação de municipios da Cova da Beira já chegaram a um entendimento quanto ao pagamento do valor da dívida que a autarquia tinha em relação àquele organismo.
Coordenador da união de sindicatos do distrito de Castelo Branco não poupa nas críticas à decisão do tribunal constitucional em declarar a legalidade da aplicação das quarenta horas de trabalho semanal para os funcionários públicos.
Deputados do PS na Assembleia da República (AR) questionam Ministério da Agricultura e Mar sobre o eventual encerramento dos laboratórios públicos de análises alimentar e animal em Alcains (Castelo Branco) e na Guarda.
O presidente da câmara municipal do Fundão mantém a ideia de avançar para a liderança da comunidade inter-municipal das Beiras e da Serra da Estrela. O acto eleitoral está agendado para o próximo dia nove de Dezembro.
Desde 2010 que as transferências do Orçamento de Estado para a Câmara da Covilhã têm vindo a
diminuir.
No próximo ano a autarquia covilhanense vai receber praticamente o mesmo que há uma década
atrás. Os
números foram apresentados pelo Bloco de Esquerda e Movimento Resgatar Covilhã em
Conferência de
Imprensa para explicar porque é que o Orçamento de Estado para o próximo ano não interessa à
Covilhã:
Belmonte vai continuar a ter uma equipa de intervenção permanente. A decisão foi tomada por unanimidade na última reunião pública do executivo em que foi aprovada uma proposta no sentido de renovar o acordo existente com a autoridade nacional de protecção civil para que essa equipa possa permanecer nos bombeiros voluntários daquele concelho.
Em causa as declarações do presidente da união de freguesias Casegas/Ourondo que referiu não ter encontrado liquidez financeira para fazer face ao pagamento dos salários dos trabalhadores.
José Armando Serra dos Reis está disponível para o secretariado executivo da Comunidade
Intermunicipal
das Beiras e Serra da Estrela. Serra dos Reis não se recandidata ao cargo de presidente da
comissão política
concelhia do PS da Covilhã que vai a votos no próximo dia 7 de Dezembro, e considera que o seu
sucessor
na concelhia terá que ser o 4.º vereador que PS não tem no executivo.
Em Penamacor, actual e ex-presidente da câmara municipal podem enfrentar-se nas eleições para a
comissão
política concelhia do Partido Socialista que vai a votos no próximo dia 7 de Dezembro.
Vítor Pereira não vai reunir com os vereadores do movimento Acreditar Covilhã, ao abrigo da lei da oposição, no sentido de preparar o orçamento e plano de actividades da câmara municipal para 2014.
O presidente da câmara municipal do Fundão pediu uma reunião com carácter de urgência ao ministro da saúde. Paulo Fernandes está muito apreensivo com o problema da falta de médicos de família no concelho.
A câmara da Covilhã vai lançar um concurso de ideias no sentido de encontrar uma nova marca para o município. O anúncio feito por Vítor Pereira na última reunião pública do executivo depois de questionado pelo líder da bancada independente sobre o abandono da marca Covilhã cinco estrelas.
Novo executivo em Penamacor fixou IMI para o próximo ano nos valores mínimos previstos pela
lei. Na primeira reunião pública do mandato, o
executivo
aprovou por maioria a adesão do município à Naturtejo e a revisão orçamental que vai permitir
lançar a
obra de aproveitamento turístico da albufeira de Meimoa até final do ano.
A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) instala segunda-feira ( 25 Novembro), no Fundão, Covilhã e Castelo Branco, "bancas de voto" contra o orçamento de Estado (OE).
Pedro Farromba acusa o executivo da câmara municipal da Covilhã de ter mobilizado um conjunto de funcionários para investigarem as despesas feitas pela anterior equipa autárquica em viagens ao estrangeiro, estadias em hotéis e gastos feitos em restaurantes.
A câmara de Belmonte vai introduzir duas novas taxas municipais no próximo ano. O anúncio feito pelo presidente da autarquia na última reunião pública do executivo.
Continua o impasse na União de freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires. Esta
manhã realizou-se a quarta reunião para a constituição dos órgãos autárquicos mas a proposta
apresentada pelo presidente da junta foi de novo chumbada.
A assembleia municipal de Belmonte aprovou por maioria uma proposta do executivo no sentido de ser criada, no organigrama de funcionamento, uma nova unidade multidisciplinar que vai ter a seu cargo a gestão de vários gabinetes. Uma medida que foi criticada pela bancada da oposição.
O eurodeputado Carlos Coelho defende a necessidade de uma grande coesão em torno do projecto europeu. Só desta forma será possível continuar o objectivo da União Europeia.
(oiça a noticia)
Os quinze municípios que integram a comunidade intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela não estão aplicar a nova lei das 40 horas para os trabalhadores da Função Pública.
A câmara da Covilhã não tenciona integrar o sistema multi-municipal das Águas do Zêzere e Côa. O presidente da autarquia só admite rever esse cenário caso o modelo de funcionamento da empresa seja revisto.
Presidente da junta de freguesia de Boidobra equaciona impugnar a assembleia de freguesia
extraordinária realizada no passado dia 7 de Novembro que terminou com os eleitos da CDU a
abandonarem a sala e a GNR a ser chamada ao local.
A deputada do PS Ana Catarina Mendes exigiu hoje saber o número de reclusos existentes no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, na sequência da fuga de três prisioneiros, no domingo.
A câmara municipal da Covilhã e a universidade da Beira Interior vão celebrar um protocolo tendo em vista a recuperação do parque de habitação social daquele concelho. O anúncio feito por Vítor Pereira na última reunião pública do executivo covilhanense.
Vítor Pereira vai envolver-se pessoalmente na procura duma solução que viabilize a constituição dos executivos da união de freguesias Aldeia de Souto/Vale Formoso e também da vila do Tortosendo.