Passados 13 anos de inatividade, após uma tempestade que degradou a cobertura do imóvel, a CIMBB, alinhada com a estratégia de investimento da Câmara Municipal da Lourinhã, quer reabilitar a Colónia Balnear que funcionou durante 30 anos ao serviço de crianças e jovens do distrito de Castelo Branco, na Praia da Areia Branca.
De acordo com a comunidade intermunicipal, em comunicado, “existe interesse em transformar os conteúdos programáticos do edificado pela grande viabilidade de investimento, assente numa estratégia de reconversão do programa, tendo em vista a exploração turística”. O objetivo é a reabilitação do edifício e a requalificação do local, mantendo o seu propósito funcional.
O concurso prevê cerca de quatro milhões de euros para o valor máximo do custo da obra, com um valor base na ordem dos 260 mil euros e prémios monetários, que vão desde os doze mil e quinhentos euros aos dois mil euros, para os cinco primeiros classificados.
A apresentação das propostas ao concurso público decorre até 16 de abril de 2023 e podem concorrer profissionais independentes ou empresários em nome individual, desde que inscritos na Ordem dos Arquitetos; pessoas coletivas cuja atividade compreenda elaboração de estudos ou projetos de arquitetura; sociedades profissionais ou organizações associativas de arquitetos.