RCB/TuneIn
terça, 07 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
OLEIROS E ALMEIDA SÃO DOS CONCELHOS COM MAIS IDOSOS EM PORTUGAL
Rádio Cova da Beira
Ap√≥s a divulga√ß√£o dos n√ļmeros finais dos Censos 2021, ficou a saber-se que dois dos tr√™s munic√≠pios do pa√≠s com mais idosos relativamente √† popula√ß√£o jovem ficam na Beira Interior: Oleiros e Almeida, juntamente com Alcoutim.
Por Paulo Pinheiro em 06 d Dec d 2022

Existem apenas três concelhos em Portugal onde a população de idosos ainda não ultrapassou a população de jovens e localizam-se os 3 nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira: Ribeira Grande e Lagoa nos Açores, e Santa Cruz na Madeira. É portanto uma realidade nacional este número de idosos estar a ultrapassar claramente o número de jovens nos vários municípios a nível nacional. Mas existem 3 municípios em que o número é claramente superior e em que existem mais de 700 idosos por cada 100 jovens. Dois deles localizam-se na Beira Interior, Oleiros e Almeida, sendo o outro Alcoutim.

 

 

Oleiros, no distrito de Castelo Branco, é mesmo o concelho do país com mais idosos em proporção dos jovens existentes. Em Oleiros são mais de 785 idosos por cada 100 jovens, com Almeida, no distrito da Guarda, a ficar com mais de 718 idosos por cada 100 jovens como o terceiro concelho mais envelhecido do país. Alcoutim, no distrito de Faro é o segundo a nível nacional.

 

 

Na região da Cova da Beira, o Fundão tem 322 idosos a cada 100 jovens, na Covilhã 287 idosos por cada 100 jovens e em Belmonte 309 idosos por cada 100 jovens, sendo por isso o Fundão neste momento o concelho mais envelhecido da Beira Interior.

 

Os dados do índice de envelhecimento podem ser consultados na plataforma da Pordata.

 

 

 

 

 

 

De: Fernando Teixeira 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados