Existem apenas três concelhos em Portugal onde a população de idosos ainda não ultrapassou a população de jovens e localizam-se os 3 nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira: Ribeira Grande e Lagoa nos Açores, e Santa Cruz na Madeira. É portanto uma realidade nacional este número de idosos estar a ultrapassar claramente o número de jovens nos vários municípios a nível nacional. Mas existem 3 municípios em que o número é claramente superior e em que existem mais de 700 idosos por cada 100 jovens. Dois deles localizam-se na Beira Interior, Oleiros e Almeida, sendo o outro Alcoutim.
Oleiros, no distrito de Castelo Branco, é mesmo o concelho do país com mais idosos em proporção dos jovens existentes. Em Oleiros são mais de 785 idosos por cada 100 jovens, com Almeida, no distrito da Guarda, a ficar com mais de 718 idosos por cada 100 jovens como o terceiro concelho mais envelhecido do país. Alcoutim, no distrito de Faro é o segundo a nível nacional.
Na região da Cova da Beira, o Fundão tem 322 idosos a cada 100 jovens, na Covilhã 287 idosos por cada 100 jovens e em Belmonte 309 idosos por cada 100 jovens, sendo por isso o Fundão neste momento o concelho mais envelhecido da Beira Interior.
Os dados do índice de envelhecimento podem ser consultados na plataforma da Pordata.
De: Fernando Teixeira