Este fim de semana, 3 e 4 de dezembro, há mais um motivo para visitar o Serra Shopping: conhecer e aprender a arte de “Memórias em Lã”. Este projeto de crochê comunitário, que nasceu da união de esforços entre o Centro e a Santa Casa da Misericórdia e envolve a comunidade sénior do concelho da Covilhã, "pretende promover o envelhecimento ativo e o combate ao isolamento social. O reflexo deste trabalho poderá agora ser visto no Serra Shopping, não só em atividades ao vivo este fim de semana, como ao longo do mês de dezembro nas decorações de Natal", explicam os promotores da actividade.
É no Piso 1, no acesso à Praça da Restauração, a partir das 15h00 e durante cerca de uma hora, que os visitantes têm a oportunidade de observar estes artistas a fazerem quadrados de crochê iguais àqueles que formam as três árvores de Natal que fazem parte das decorações do Centro.
"Esta parceria pretende não só gerar uma ocupação à comunidade sénior, como proporcionar aos mais novos a oportunidade de conhecer esta arte antiga e original. Quem estiver de passagem pelo Centro, pode aprender a fazer este trabalho no local e, quem sabe, aplicar o conhecimento em projetos criativos próprios mais tarde — o que poderá originar uma nova geração que faça perdurar esta arte", frisam.
Como surgiu o projeto “Memórias em Lã”
Em outubro de 2022, foram distribuídos kits (constituídos por lãs, agulha e modelos em crochê) à comunidade sénior do Concelho da Covilhã, através do acompanhamento da equipa técnica da Misericórdia da Covilhã. Assim nasceu o projeto “Memórias em Lã”, que mobilizou 50 participantes num objetivo comum: a criação de peças em crochê trabalhadas em lã de cores variadas que, com uma energia e motivação ímpar, resultaram em mais de 700 quadrados.
Foi da união destes quadrados, que espelham a identidade e criatividade de quem realizou cada peça, que resultaram três árvores de Natal revestidas com esta arte agora disponíveis no Serra Shopping. Contudo, as “Memórias em Lã” não terminam com o final da época natalícia, já que o revestimento das árvores será convertido em pequenas mantas que serão oferecidas ao Centro Social Jesus Maria José do Dominguiso, na Covilhã.