RCB/TuneIn
terça, 07 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BVF EM MISSÃO DE APOIO À UCRÂNIA
Rádio Cova da Beira
É a terceira missão de apoio à Ucrânia que os Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF) efectuam. O grupo vai permanecer em solo ucraniano até ao próximo dia 10 de dezembro.
Por Paulo Pinheiro em 30 d Nov d 2022

As duas missões de apoio aos ucranianos feitas pelos Bombeiros Voluntários do Fundão, de apoio a refugiados, decorreram em solo polaco, mas desta vez os elementos dos soldados da paz fundanenses estão em terreno Ucraniano “para promover a formação de médicos e enfermeiros em Suporte Avançado de Vida (SAV) e Suporte Imediato de Vida (SIV) no hospital infantil de Lviv, pois segundo este hospital essa vertente é uma carência muito sentida perante as reais necessidades”.

A unidade onde os bombeiros vão intervir é o Hospital Clínico Regional Infantil de Lviv "Okhmatdyt" (maternidade e assistência à infância).

Trata-se de uma instalação multidisciplinar de diagnóstico e tratamento que oferece atendimento médico especializado para crianças.

Para além da formação e conhecimentos que os elementos vão transmitir, com a colaboração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, a quem agrade na pessoa do presidente do conselho de administração, João Casteleiro, a missão transporta na bagagem alguns medicamentos específicos, de difícil aquisição na Ucrânia e que foram solicitados.

 

Para esta missão que teve inicio hoje dia 29 de novembro e términus previsto a 10 de dezembro próximo, foram mobilizados cinco elementos, quatro dos quais pertencentes ao  Corpo de Bombeiros: Bombeira Especialista, Antonieta Pinto (Psicóloga e TAS), Bombeira de 3ª categoria, Filipa Antunes (Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS ), Bombeira de 1ª categoria, Susana Delgado (TAS), Leonel Felisberto (Enfermeiro), “todos com formação e experiência na área da emergência pediátrica”, e o Adjunto de Comando Jorge Garcez (chefe de missão).

 

De acordo com os BVF, não foi possível a deslocação de médicos como inicialmente previsto, mas ficou a possibilidade de promover uma componente de formação online entre médicos dos dois países durante a missão, “e após contacto, o compromisso assumido pela Ordem dos Médicos de a curto prazo organizar no nosso país uma formação para médicos ucranianos que se queiram cá deslocar para o efeito”, explica a corporação.

 

No âmbito de missões internacionais, os BVF destacam também aqui o segundo Comandante Hugo Silva que esteve recentemente em Angola enquanto membro da Força especial de Proteção Civil, onde durante um mês ministrou duas ações de formação em primeiros socorros, a bombeiros angolanos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados