RCB/TuneIn
terça, 07 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CCDR APROVA CANDIDATURAS NA BEIRA INTERIOR
Rádio Cova da Beira
A regi√£o da Beira Interior viu aprovadas 37 candidaturas ao programa operacional da regi√£o centro 2020. A ac√ß√£o aprovou 100 milh√Ķes de euros para projectos de qualifica√ß√£o dos territ√≥rios em √°reas consideradas priorit√°rias para as popula√ß√Ķes como a educa√ß√£o, a regenera√ß√£o urbana, mobilidade sustent√°vel, √°reas de acolhimento empresarial, efici√™ncia energ√©tica, sa√ļde e patrim√≥nio cultural e natural.
Por Nuno Miguel em 30 d Nov d 2022
Em toda a região foram aprovados 143 projectos, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 89 milhões de euros, a que se junta um reforço de financiamento de 40 projetos já anteriormente aprovadas num montante de 11 milhões de euros.
A Covilhã é o município que viu mais candidaturas aprovadas, sete, com 46 mil euros para o centro de incubação e apoio ao empreendedorismo, 81 mil euros para o miradouro do alto dos livros, um milhão de euros para a requalificação urbana da avenida Frei Heitor Pinto e da estrada do Sineiro, 26 mil euros para o apetrechamento do agrupamento de escolas do Teixoso, 15 mil euros para o agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, 21 mil euros para a reabilitação do centro de inclusão social e 159 mil euros para sistemas de informação para transportes públicos. 
O município da Guarda viu aprovadas seis candidaturas; dois milhões e meio de euros para os passadiços do vale do Mondego, 352 mil euros para a requalificação do conjunto histórico da Póvoa de Mileu, um milhão e 700 mil euros para a reabilitação da escola secundária da Sé, 302 mil euros para a requalificação do mercado municipal, 54 mil euros para a reabilitação do espaço público e 334 mil euros para a implementação de um sistema de informação em tempo real.  
A câmara municipal de Idanha-a-Nova teve quatro projectos aprovados; 386 mil euros para a eficiência energética do edifício da escola superior de gestão, 27 mil euros para a reabilitação de unidade de cuidados de saúde personalizados do Ladoeiro, 171 mil euros para a melhoria da eficiência energética nas piscinas municipais e 102 mil euros para a beneficiação do espaço público desportivo. 
Já o município da Sertã teve três candidaturas aprovadas; um milhão e 600 mil euros para a requalificação da escola secundária, 374 mil euros para a beneficiação da zona histórica da vila e mais 243 mil euros para melhorar a eficiência energética das piscinas municipais. Também a câmara do Sabugal viu aprovadas três candidaturas; 346 mil euros para a regeneração urbana, 941 mil euros para a instalação do “Smart Work Center” no centro empresarial e 841 mil euros para a circular interna à sede de concelho. 
No âmbito deste programa, a comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela viu dois projectos aprovados; os planos integrados para combate ao insucesso escolar, com dois milhões e 178 mil euros e 327 mil euros para a iniciativa “empreender e crescer nas Beiras”. 
O município de Manteigas também obteve a aprovação de duas candidaturas; 491 mil euros para a reabilitação de área de acolhimento empresarial e 118 mil euros para o parque botânico e ambiental da fábrica do rio. Igual número de projectos é apoiado no município de Gouveia; 175 mil euros para a implementação de sistemas de informação e 146 mil euros para a divulgação da rede ambiental. Duas candidaturas foram também aprovadas ao município de Celorico da Beira; a ampliação do parque industrial com 628 mil euros e o jardim de infância de Santa Luzia com 133 mil euros. 
O Fundão viu aprovada uma candidatura para o projecto “Smart Mov” com 199 mil euros, Belmonte com um milhão 951 mil euros para a área de acolhimento empresarial, Vila Velha de Ródão obteve 624 mil euros para a requalificação da escola EB 2/3 da sede de concelho e ainda no distrito de Castelo Branco o município de Oleiros foi contemplado com 257 mil euros para a melhoria da eficiência energética em espaços públicos e nas piscinas municipais. 
No distrito da Guarda há outros dois municípios que também tiveram uma candidatura aprovada; 42 mil euros para a câmara de Figueira de Castelo Rodrigo para os arranjos exteriores ao centro interpretativo da batalha e 263 mil euros para Fornos de Algodres para o projecto de eficiência energética nas piscinas municipais. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados