A partir do próximo sábado, a Orca passa a fazer parte do roteiro de Casas e Lugares do Sentir, que estão distribuídas pelo concelho do Fundão, e que evocam os sabores e as tradições locais, desde a Casa do Linho, em Janeiro de Cima, à Casa da Cereja, em Alcongosta.
A Casa do Queijo, que vai dar a conhecer toda a fileira, assim como o método de produção, está marcada para o próximo dia 3 de dezembro.
Às 14h 30m parte, do Pavilhão Multiusos do Fundão, um autocarro rumo à freguesia, onde vai estar o Grupo de Bombos dos Três Povos a anunciar a festa. Segue-se uma visita a uma queijaria de produção de queijo queimoso das Zebras, a inauguração oficial da Casa do Queijo da Orca e a realização de uma oficina de requeijão.
A apresentação do Roteiro da Pastorícia e do Queijo (Trígono do Queijo e da Pastorícia: Três Povos, Orca e Soalheira) e a apresentação do passaporte, familiar e individual, das Casas e Lugares do Sentir completam o programa de inauguração que termina com uma degustação de queijos da Orca, na tábua.