RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CASA DO BARRO TEM UMA NOVA EXPOSIÇÃO
Rádio Cova da Beira
A Casa do Barro, na freguesia de Telhado, tem uma nova exposição temporária para visitar, até ao próximo dia 29 de janeiro. “Galo de Barcelos – linha do tempo”, reúne 14 exemplares de galos, do mais tradicional ao mais contemporâneo.
Por Paula Brito Batista em 28 d Nov d 2022

Na linha do tempo, que acompanha a exposição, é possível conhecer o primeiro galo, datado de 1930, até ao mais moderno, datado de 1960, quando começa a surgir a representação do galo de Barcelos como hoje o conhecemos.

 

Na exposição, os autores deram azo à sua criatividade e o resultado é, na opinião da vereadora com o pelouro da cultura, na câmara do Fundão, “uma representatividade de peças que invocam esse trabalho e essa evolução, que nos transportam para vários contextos, nomeadamente, a criatividade dos autores das peças que aqui temos, nessa parceria com o museu de Barcelos.”

 

Visitar a exposição é ainda conhecer um pouco da história do galo de Barcelos, que está associada a uma lenda que, como todas as lendas, tem várias as versões, sendo que em todas há um galo que está morto e canta para provar a inocência de um homem acusado injustamente.

 

A lenda é contada no flyer que acompanha a exposição, aguçando o apetite do visitante para conhecer mais sobre este símbolo.

 

A mostra pode ser visitada, na Casa do Barro, até ao próximo dia 29 de janeiro. Um pretexto para conhecer esta casa que, além do espólio do poeta Albano Martins, natural da freguesia de Telhado, conta a história desta aldeia, que até ao barro fica a dever o nome, e que chegou a ter 60 oleiros, no ativo, no século passado.

 

Uma casa que tem dado vida à aldeia, admite o presidente da junta, Paulo Marques, “esta casa não é só um museu, temos a parte de atelier, temos AECs a funcionar aqui, há pessoas que vêm fazer ateliers de peças de barro, em parceria com o município, fizemos uma primeira fornada, utilizámos um forno que há 30 anos não era utilizado, e este ano vamos fazer a segunda para dinamizar o local onde temos a parte museológica e a parte prática.”

 

Quanto à exposição agora inaugurada, “é para mim uma satisfação enorme ter aqui este ícone exposto nesta salinha, que vem dar mais vida a esta casa.”

 

A exposição “Galo de Barcelos – Linha do Tempo” pode ser visitada no horário de abertura da Casa do Barro, no Telhado, de terça a sexta-feira e ao domingo, entre as 9h e as 12h 30m e entre as 14h e as 17h 30m e na tarde de sábado, entre as 14h e as 17h 30m.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados