A Universidade da Beira Interior (UBI) está a trabalhar na conclusão do plano estratégico "que vai funcionar como um dos guias orientadores da academia durante esta década", refere a instituição. A versão preliminar do documento está na fase final de elaboração, estabelecendo as grandes ambições e o rumo a seguir pela academia até 2030.
O documento está a ser elaborado pela consultora Deloitte e resultará do diagnóstico da análise da situação atual da UBI, que contou com a participação de um Grupo de Missão constituído para o efeito. Na fase de definição da estratégia foram desenvolvidos workshops de reflexão com o objetivo de serem identificadas as áreas prioritárias, com vista a distinguir a Universidade no panorama do Ensino Superior a nível regional, nacional e internacional.
“A estratégia definida pretende salvaguardar o caminho percorrido até hoje pela UBI, na senda da excelência e impacto do seu ensino, investigação e transferência de conhecimento e no desenvolvimento da sociedade, bem como assegurar a devida atualização permanente e diferenciada face aos desenvolvimentos económicos, sociais e tecnológicos que moldam a atualidade e o futuro”, refere o relatório.
O Plano Estratégico 2030 (Pe2030), que merecerá o parecer do Conselho Geral da UBI, apoiará e suportará os órgãos decisores da instituição na definição das metas e atividades a desenvolver no futuro próximo e a longo prazo, servindo também de pedra basilar a futuras estratégias da instituição. Com base no Pe2030 as Faculdades desenvolverão também os Planos de Desenvolvimento.