RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AUMENTA NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
Nos primeiros 10 meses de 2022, o número de casos de violência doméstica registado no distrito de Castelo Branco já ultrapassou o valor global de 2021.
Por Paulo Pinheiro em 25 d Nov d 2022

Os dados foram apresentados pela GNR, esta sexta-feira, no Casino Fundanense, no decorrer do debate sobre a temática, organizado pelo gabinete pela igualdade e de apoio à vítima (GIAV), do município fundanense.

 

No evento, que assinalou o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, Francisco Carvalho, do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, revelou que desde o início do ano até ao passado mês de outubro, no distrito de Castelo Branco, foram contabilizados 384 casos de violência, mais três do em todo o ano de 2021.

 

A manter-se esta tendência podemos estar perante o maior número de casos de violência doméstica no distrito no período de um ano, ultrapassando o número registado em 2019 de 423 denúncias.

 

O militar da GNR alertou ainda para o facto de durante os anos de 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, foram registados menos casos, mas com maior gravidade.

 

A sessão registou uma boa adesão de cidadãos, especialmente de jovens, o que deixou a vereadora Alcina Cerdeira, “de alma cheia”. A autarca vincou que o combate à violência doméstica não pode ser apenas num dia.

 

Durante o evento foram ainda apresentados dois testemunhos na primeira pessoa de violência contra mulheres tendo uma destacado a necessidade de estar alerta para os primeiros sinais, nomeadamente relacionados com o controlo exercido sobre a vítima e o seu isolamento.

 

Já psicólogo da Beira Serra, Daniel Morgado, direcionou a sua intervenção em especial para os mais jovens, em grande número na sala, e afirmou que embora a actual geração esteja mais informada sobre o tema da violência existem ainda muito muitos que considerarem normal algum tipo de violência no namoro. Uma ideia que é preciso combater.

 

No decorrer da iniciativa foi apresentado um vídeo de sensibilização com casos de violência contra mulheres, a dinamização de um jogo didático e uma performance de dança alusiva ao tema.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados