RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: BANDA COMEMORA 152º ANIVERSÁRIO
Rádio Cova da Beira
Na passagem de amais um aniversário, na quinta-feira, 1 de dezembro, a direção da Banda da Covilhã sublinha que a aposta na formação é o principal pilar desta colectividade daquela cidade.
Por Paulo Pinheiro em 25 d Nov d 2022

O programa comemorativo do 152º aniversário da Banda da Covilhã inicia-se com  a participação da associação no desfile nacional de bandas filarmónicas, 1 de dezembro, a partir das 15h, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. No dia seguinte, 2 de dezembro, "A Banda de Portas Abertas" com visita e oficinas por parte das escolas.

No sábado dia 3 de dezembro, está agendado o  lançamento do site institucional da colectividade e no domingo, dia 4 pelas 10h na Igreja S. Francisco, realiza-se a missa de ação de graças e memória, seguida do hastear da bandeira, romagem e homenagem no cemitério municipal, e, pelas 13 horas, o almoço de confraternização. O programa comemorativo do aniversário termina com o "Concerto de Gala pela Banda da Covilhã", maestro Carlos Almeida com Wanda e Eva Stuart no sábado, dia 10 dezembro pelas 21h30 no Teatro Municipal da Covilhã.

A direcção da Banda da Covilhã afirma que é cada vez mais difícil manter vivas estas tradições. "Por um lado, a desertificação do território, por outro, a panóplia de opções que as crianças e os jovens têm ao seu dispor. A Banda da Covilhã tem conseguido captar apoios, recursos humanos qualificados, formar escola, manter a tradição, e acima de tudo reinventar-se nestes tempos do rápido e descartável", frisa.  

A aposta na formação é o principal pilar da banda através da Academia de Música da Banda da Covilhã, frequentada por mais de uma centena de alunos. "Atualmente temos mais de 30% de alunos de outros países, o que fazem desta academia um mundo multicultural. Melhores instalações, instrumentos novos, programas exigentes, ambiente familiar, criatividade nas apresentações são tudo ingredientes que ajudam a manter um percurso bonito e de sucesso", sustenta a direcção da associação.   

A Banda da Covilhã anuncia ter vários projetos em curso que gostaria se tornassem realidade em 2023, nomeadamente: a gravação do CD (adiada devido à pandemia); a inauguração da sala do Músico; a aquisição de vários instrumentos que estão em falta "e que são de custo muito elevado; poder atuar mais vezes no renovado TMC", conclui.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados