Neste grupo de projetos encontram-se iniciativas para minimizar a pegada ambiental e um tratamento eficiente dos resíduos através de dinâmicas entre famílias e abertas à comunidade; sensibilização da comunidade educativa para as boas práticas ambientais e a produção de artefactos decorativos com materiais reciclados.
Das 173 candidaturas recebidas, os projetos desenvolvidos no Fundão e Castelo Branco fazem parte das 60 que vão a concurso na categoria “Cidadania Social”, a título individual, e das 58 nomeadas para as “Juntas de Freguesia”.
O vencedor desta última categoria fica habilitado a ganhar uma escultura “inédita” da autoria da artista Cristina Rodrigues, criada a partir de milhares de embalagens e sobras de plástico. Já para a esfera da “Cidadania Social”, está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, num total de 15 mil euros, destinados a novos projetos ou a dar continuidade aos apresentados neste âmbito.
O prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e pretende distinguir “o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade às boas práticas na área da Reciclagem de embalagens e da Economia Circular”.
Depois do período de candidaturas, segue a fase de avaliação pelo ISCTE Executive Education que seleciona 15 finalistas, de onde vão sair eleitos os grandes vencedores.