RCB/TuneIn
terça, 07 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ALCAIDE GANHA ROTEIRO
Rádio Cova da Beira
Alcaide vai ter um roteiro, primeiro, em papel, depois, digital, com os principais pontos de interesse daquela aldeia do concelho do Fundão que, no próximo fim de semana recebe o Festival Míscaros.
Por Paula Brito Batista em 17 d Nov d 2022

Em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, o presidente da junta de freguesia do Alcaide diz que gostaria de ver o roteiro, em papel, pronto “antes do Natal”. Depois, onde houver uma porta aberta, haverá um roteiro da aldeia.

 

“Vai ser distribuído pelo comércio tradicional, cafés e mercearias, e na junta do Alcaide que está aberta todos os dias.”

 

Segundo o autarca, o roteiro turístico vai ajudar o visitante a conhecer todos os pontos de interesse histórico, arquitetónico, cultural, religioso e popular da aldeia.

 

“São todas as capelas, as seis capelas e a igreja, a torre, a prisão, as fontes, a Casa João Franco e todas as casas senhoriais, a Casa do Feitor, do Ramalho, na Praça, o Fundo do Povo, os Passos do Alcaide”.

 

Depois do roteiro, em papel, será também lançado, no início do próximo ano, o roteiro digital.

 

“A aplicação será lançada em breve, é preciso fazer as placas, para colocar junto aos edifícios, para depois a aplicação funcionar com o que estiver lá.”

 

Para além do roteiro, o autarca gostaria de ver a funcionar, no Alcaide, um restaurante e deixa o desafio a quem estiver interessado na Casa Cunha Leal, uma vez que o imóvel foi recuperado e está equipado para esse fim.

 

“É um desafio que deixo a quem estiver interessado. Abria na sexta-feira à noite, sábado, ao almoço e ao jantar, domingo, ao almoço, e depois via logo o potencial da infraestrutura e do local”.

 

Segundo Daniel Cruz, no local, complementando uma exposição permanente que ali existe, com a obra de Cunha Leal, poderia funcionar um restaurante “alusivo a pratos da República, antigamente já havia cabrito, bacalhau e o míscaro, gostava de deixar aqui o desafio, se alguém estiver interessado que entre em contacto com a junta de freguesia.”

 

No próximo fim de semana, estará a funcionar, exclusivamente, para o Festival Míscaros.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados