RCB/TuneIn
quarta, 08 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ALDEIA DO PRADO: CANDIDATURA APROVADA
Rádio Cova da Beira
O centro assistencial cultural e formativo do Fundão, viu aprovada a candidatura que apresentou ao PRR para a construção de um equipamento destinado a habitação colaborativa e comunitária. O valor do investimento é de um milhão e 554 mil euros.
Por Nuno Miguel em 16 d Nov d 2022
Em comunicado, o centro refere que este projecto assenta “num conceito diferenciador no que respeita à organização funcional, natureza dos serviços e tipologia de alojamento”. A ideia está baseada num conjunto de 21 moradias “integradas num complexo residencial que contempla ainda espaços comunitários de uso partilhado comum e que vai ser assistido por uma estrutura polivalente, destinada a assegurar um conjunto de serviços de apoio”. 
A presidente da direcção do centro acrescenta que “o conceito proposto está assente no acolhimento de residentes seniores, famílias e jovens estudantes ou trabalhadores que chegam à cidade do Fundão e pretendam partilhar habitação entre si e encontrem neste ambiente uma proposta facilitadora para a sua integração”.
A “Aldeia do Prado” vai ter uma capacidade de residência de 60 pessoas, disposta por moradias autónomas de tipologia T1, T2 e T3 e, de acordo com Alcina Cerdeira “não sendo exclusivamente dedicada à população sénior, pretende preencher um vazio na oferta de respostas sociais dedicadas a este público, proporcionando-lhes uma alternativa estruturada e organizada de ocupação e estimulação diária, que lhe permite prolongar a permanência autónoma em domicílio”.
Nas zonas destinadas a actividade de base comunitária vão ser criadas salas polivalentes para instalar oficinas, biblioteca, cozinha, lavandaria, copa, um mini-ginásio e um estúdio multimédia assim como uma sala neuro-sensitiva, que se complementa com estratégias de estimulação sensorial desenvolvidas em actividades exteriores, em conjunto ou individualmente. Conta ainda com uma zona de refeições que fica disponível para a organização de encontros familiares. No exterior, serão criadas zonas verdes de jardim e horta, estimulando os residentes a produzir e partilhar bens de primeira necessidade.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados