RCB/TuneIn
terça, 07 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
DIABETES EM MOVIMENTO CHEGA À COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
A partir do próximo mês de Janeiro a Covilhã é uma das cidades que vai passar a desenvolver o projecto “Diabetes em Movimento”. Trata-se de um programa comunitário de exercício físico para pessoas portadoras de diabetes e que resulta de uma parceria entre a câmara municipal, o agrupamento de centros de saúde da Cova da Beira e a ARS do Centro.
Por Nuno Miguel em 15 d Nov d 2022
A coordenação nacional é assegurada pela direcção geral da saúde através do programa nacional para a promoção da actividade física e do programa nacional para a diabetes. A partir de Janeiro de 2023 vão decorrer, no pavilhão do Inatel, as sessões de exercício físico dinamizadas por profissionais do município e por enfermeiros da unidade de cuidados na comunidade “Cava Juliana”. 
Em comunicado, o município refere que a participação neste programa é gratuita, mediante referenciação dos profissionais da unidade de saúde familiar “Estrela” e das unidades de cuidados de saúde personalizados da Covilhã, do Teixoso e do Tortosendo. 
De acordo com a autarquia, este programa multidisciplinar “representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para a população” sublinhando que “a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do país, onde cerca de um milhão de pessoas são portadores desta doença crónica e a actividade física é um dos pilares do tratamento,  melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados