Uma delegação de 15 bombeiros e dirigentes dos Sapeurs Pompiers d’ Uzés (França) deslocou-se recentemente ao concelho do Fundão para preparação da geminação entre os dois corpos de bombeiros.
Este estreitamento de laços, cujos contactos exploratórios se iniciaram há três anos na festa do Carvalhal, tiveram a sua génese na geminação entre a freguesia de Souto da Casa e a comuna de Montaren-et-Saint-Médiers, uma vez que diversos bombeiros da comuna de Uzés – vizinha de Montaren-et-Saint-Médiers, são descendentes de naturais de Souto da Casa.
Agora, o primeiro convívio Luso-Francês constituiu uma oportunidade para os soldados da paz fundanenses darem a conhecer a estrutura operacional, organizacional e associativa.
A comitiva francesa teve oportunidade de conhecer o quartel do Fundão e as três secções dos Bombeiros Voluntários do Fundão, a aldeia de Xisto de Janeiro de Cima, e ainda de degustar diversos produtos tradicionais no Museu da Pastorícia e participar num magusto no Salgueiro.
Foram ainda realizados um minitorneio de futsal realizado no pavilhão de Valverde, onde participaram os Bombeiros de ambas as corporações e as atletas do Grupo Desportivo de Valverde, e jogos tradicionais que decorreram na antiga escola primária da Fatela.
De acordo com os BVF, este primeiro convívio luso-francês foi um primeiro passo para o aprofundamento do conhecimento das estruturas da corporação fundanense “com vista à troca de experiências na área da proteção civil e saúde, domínios de eleição da atuação dos Bombeiros”, a que sucederá a geminação formal entre os Corpos de Bombeiros, “importante momento para o reforço do conhecimento e da interação entre diferentes modelos de atuação dos bombeiros em cenários de clima mediterrânico e, por outro lado, a troca de experiências e aperfeiçoamento da formação técnica e profissional dos bombeiros de ambas as Corporações”, concluí a direção da AHBVF.