RCB/TuneIn
quarta, 08 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
SÉRGIO MENDES REALIZA ESTUDO PARA A APAF
Rádio Cova da Beira
Sérgio Mendes, dirigente da associação portuguesa de árbitros de futebol e natural do distrito de Castelo Branco realizou um estudo para a APAF onde é possível concluir que o número de passes certos é a variável com mais influência no tempo útil de jogo em Portugal.
Por Nuno Miguel em 13 d Nov d 2022
Neste trabalho, o investigador conclui que o número de passes certo é a variável que tem mais poder discriminativo na determinação do tempo útil de jogo e que esta relação é positiva. Já o tempo de compensação concedido surge como a segunda variável com mais tempo discriminativo, sendo que a sua relação é negativa, ou seja, quanto maior for o tempo concedido menor é o tempo útil de jogo.
Na análise aos dados dos jogos da principal liga portuguesa durante as épocas 2019-20 e 2020-21, o trabalho realizado por Sérgio Mendes permitiu ainda concluir que o número de faltas e de sanções disciplinares para além dos primeiros 30 minutos de jogo têm uma influência negativa na determinação do tempo útil de cada partida, assim como o número de substituições e a diferença classificativa entre as equipas não são variáveis com influência na determinação do tempo útil de jogo.
Este foi o primeiro estudo realizado pela “Academia APAF” e foi coordenador por Sérgio Mendes com a colaboração de Bruno Travassos, docente da UBI e membro da “Football Portugal Schooll” e de Vítor Carvalho, docente na universidade Lusíada.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados