RCB/TuneIn
terça, 07 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
DOIS MUNIC√ćPIOS DO DISTRITO ENTRE OS MAIS ENDIVIDADOS DO PAIS
Rádio Cova da Beira
Fundão e Belmonte estão na lista dos vinte municípios do país que em 2021 ultrapassaram o limite de endividamento permitido por lei. Os dados fazem parte do anuário financeiro dos municípios portugueses que foi apresentado esta segunda-feira.
Por Nuno Miguel em 07 d Nov d 2022
Os 20 municípios tinham no final do ano passado uma dívida total superior em 1,5 vezes à média da receita corrente líquida cobrada nos três anos anteriores.
De acordo com o anuário, a lista de câmaras que ultrapassaram os limites de endividamento é encabeçada por Fornos de Algodres, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António, Cartaxo, Nordeste, Nazaré, Fundão, Portimão, Vila Nova de Poiares, Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Alandroal, Lagoa (Açores), Reguengos de Monsaraz, Belmonte, Paços de Ferreira, Seia, Évora, Peso da Régua e Tabuaço.
O documento reflecte ainda que 12 desses municípios, entre os quais o Fundão, já estão a pagar empréstimos contraídos por endividamento ao fundo de apoio municipal e a câmara de Vila Real de Santo António está a pagar um empréstimo contraído junto do programa de apoio à economia local 
Em relação aos restantes oito municípios, onde se incluí Belmonte, podem ter cortes de 10% nas transferências do estado e devem requerer a aplicação de um plano de saneamento financeiro, através da contração de um empréstimo.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados