RCB/TuneIn
Domingo, 01 Ago 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
CNU'S 2021: AAUBI QUER JOGOS EUROPEUS
Rádio Cova da Beira
As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2021 arrancaram na passada segunda-feira na Covilhã. A competição vai decorrer na Cova da Beira (Covilhã e Fundão) até 30 de julho. Participam cerca de 1.500 atletas/estudantes de 16 clubes/academias do país, em 6 modalidades. Ricardo Nora(presidente da AAUBI), quer mais, e deseja ter na região Jogos Europeus Universitários.
Por Miguel Malaca em 21 de Jul de 2021

A ideia foi deixada ontem pelo responsável local pela organização do evento (4ª vez na região - 1993- 1997 - 2913 - 2021), aquando da realização no complexo desportivo municipal da Covilhã, da cerimónia de abertura das fases finais.

"Temos de começar pensar em grande. Depois de em 2013 termos organizado as últimas fases finais na nossa região, penso que temos de começar a pensar mais alto, e ter aqui, com o apoio dos municípios de Covilhã e Fundão, FADU e empresários locais, tal como acontece hoje, realizar provas internacionais, nomeadamente, os Jogos Europeus Universitários. Este é o 1º dia do resto das nossas vidas, tal como refere Sérgio Godinho na canção, e acredito que estas fases finais da FADU vão ser a s melhores de sempre". Disse o presidente da AAUBI, que deixou também agradecimentos a todos aqueles que apoiam a iniciativa, em particular "à FADU que manteve na Covilhã e Fundão a realização do evento, às autarquias, clubes, empresas, reitoria da UBI, e a todos os voluntários que estão a colaborar connosco" Concluiu. 

Recorde-se que a UBI e IP Guarda, já organizaram em conjunto, entre dezembro de 1999 e janeiro de 2000, o Campeonato Mundial de Andebol Universitário. 

Os jogos decorrem nas instalações da AD Estação, Unidos do Tortosendo, Agrupamento de Escolas do Teixoso, Clube Desportivo da Covilhã, pavilhões da UBI, complexo desportivo municipal da Covilhã (campo nº 2), pavilhão municipal do Fundão, pavilhão do GD Valverde, e Estádio Municipal do Fundão.

André Reis, líder da FADU, deixou 3 mensagens:

"Apesar de estarmos a viver actualmente momentos difíceis por causa da pandemia, quero agradecer muito o apoio dos municípios locais, à AAUBI, atletas/estudantes por estarem aqui, ano e meio depois, a competir. Aos profissionais da FADU, voluntários, a todos sem excepção, pelo excelente trabalho que estão e vão continuara realizar até ao fim da competição. Todos os agentes desportivos fazem testes contra a Covid-19 diariamente, para que não haja nenhum caso durante as fases finais. Parabéns por isso mesmo também às equipas médicas presentes. E por último, insistimos em organizar este evento, e ainda bem que o fizemos. Queremos unir e não isolar. Preferimos prevenir em vez de reagir", disse o presidente da Federação Académica de desporto Universitário.

No uso da palavra, Mário Raposo referiu que " estas fases finais dos CNU's 2021, sejam uns campeonatos bons, que tenham muita qualidade, sejam bem disputados, e com muito fair-play. Bem hajam FADU, Municípios de Covilhã e Fundão pelo apoio dado ao evento, e todos aqueles, que directa e indirectamente ligados à Reitoria da Universidade da Beira Interior, estão no apoio. Todos juntos em prol do desenvolvimento e promoção da nossa região, a nível nacional, através do desporto". Afirmou o Reitor da UBI.

Quanto aos autarcas, Vitor Pereira, para além de agradecer à FADU e AAUBI/UBI a realização das fases finais na Covilhã e Fundão, aproveitou a oportunidade para referir que " este apoio a este grande evento desportivo, está inserido no nosso programa de desenvolvimento desportivo da próxima década no nosso concelho, daí que, no próximo mandato pensamos investir 3 milhões de euros em infraestruturas desportivas na cidade e concelho, para darmos mais qualidade de trabalho aos nosso clubes." Disse o edil covilhanense.

Miguel Gavinhos começou por afirmar que " sinto-me sempre em casa quando estou na Covilhã. Dizer que é com muito orgulho que apoiamos também, em nome do município do Fundão, estas fases finais dos CNU's 2021, para de dizer ao presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que é muito importante trabalhar em equipa e unidos. Quando assim é, somos e seremos sempre mais fortes como região, pois sozinhos, não vamos longe. Covilhã e Fundão estão condenados a estar unidos em todas as áreas de intervenção: Desporto, Cultura, Turismo, Transportes, Educação, entre outras", finalizou o vice-presidente da autarquia fundanense. 

A cerimónia protocolar terminou com o juramento em nome de atletas, árbitros e adeptos, pela ética, fair-play, e respeito pela competição, tendo em vista a atribuição do cartão branco no decorrer dos campeonatos, numa parceira entre a AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior) e PNED (Plano Nacional de Ética Desportiva do IPDJ). 

Contando ainda com a presença de vários autarcas da região, presidentes e dirigentes de clubes e instituições desportivas da região, academias do país, e elementos da reitoria da UBI, atletas, treinadores e seccionistas da universidades participantes nas provas, a noite culminou com o concerto de Fernando Daniel.

Cerca de 3.000 pessoas assistiram ao espectáculo. 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados