RCB/TuneIn
Domingo, 01 Ago 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTA DAS PAPAS REGRESSA À BOIDOBRA
Rádio Cova da Beira
Sem festival de folclore, reduzida a um dia e com uma lotação máxima de 160 pessoas, este ano a festa das papas na Boidobra realiza-se no polidesportivo da vila. Foi o modelo encontrado pelo rancho folclórico da Boidobra para organizar o evento, cancelado no ano passado devido à pandemia.
Por Paula Brito em 20 de Jul de 2021

O presidente da direção, Bruno Augusto, pede à população que se inscreva previamente, para garantir todas as condições de segurança da festa que se realiza no próximo sábado, a partir das 18h.

 

“Convém que seja com antecedência, porque é uma das indicações que a Direção de Saúde nos pede e para nós também é melhor, para sabermos com o que contamos em termos de organização. O espaço é ao ar livre, com todo o distanciamento e regras de segurança, as pessoas podem inscrever-se à vontade que não correm perigo, nesse âmbito.”

 

A festa das Papas começou para complementar o festival internacional de folclore, que o rancho da Boidobra organiza todos os anos, e promover esta sobremesa típica da região.

 

“Para divulgar as papas de carolo, houve edições em que tivemos workshops para explicar o ciclo desde a plantação do milho, à moagem e todo o processo do carolo, e, depois, ao longo dos anos, optámos por uma versão ecológico tentando retirar todo o material que era de plástico, daí utilizarmos uma caneca de alumínio, daí que já é tradição, todos os anos, termos uma caneca alusiva à festa.”

 

Este ano a festa vai para a sua 12º edição, sem o festival de folclore. Haverá, no entanto, após o jantar, uma atuação do rancho da casa que leva ao palco um espetáculo adaptado aos tempos de pandemia, “Rimances e estórias de uma aldeia”.

 

“É algo que temos vindo a trabalhar neste tempo, em que são desaconselhadas as danças. Então, optámos por pequenas recriações de época, algumas músicas à capela e algumas representações, estilo teatro.”

 

O espetáculo é às 21h 30m. Antes, ao jantar, não vai faltar o habitual porco no espeto com arroz de feijão e as papas de carolo à sobremesa. Mas, o que têm de diferente as papas de carolo da Boidobra, das restantes?

 

“Eu acho que é o gosto com que são feitas, a paixão com que elas são feitas, porque o carolo é aquele que toda a gente conhece, agora o gosto e a dedicação fazem a diferença”.

 

Bruno Augusto, presidente da direção do Rancho Folclórico da Boidobra que organiza no próximo sábado a 12ª edição da festa das papas na vila.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados