“African Hair Cuts” faz parte de uma série de obras apresentada em Paris, em 2019, por via de uma exposição do pintor Francisco Vidal na AKAA (Also Known As Africa) - Feira dedicada à arte contemporânea africana, sob o mote “Paisagens Contemporâneas”.
Vão estar dois retratos em exposição, que dão corpo e voz aos conceitos que estão na origem do projeto MAKA Lisboa. Maka, em kimbundu (dialeto angolano), refere-se a uma conversa que suscita questões, uma discussão com fim instrutivo, e é neste sentido que “o M de MAKA pode ganhar diversas formas: Momento x Movimento x Manifesto x Memória x Museu, etc., com o intuito de propor uma conversa visual, humanista e social, enquanto espaço simbólico de expressão e de reflexão, ético e estético, que usa as artes e a palavra como armas poéticas para desafiar as fronteiras do pensamento contemporâneo, descolonizar mentalidades, e abordar temáticas relacionadas com os direitos humanos”.
A abertura da exposição decorre no dia 27 de julho, às 18:00h, no Espaço Pontes, na Rua João Franco, no Fundão e vai estar patente até 30 de setembro deste ano.
c/ Lara Cardoso