RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“AFRICAN HAIR CUTS” NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
O Fundão recebe a partir do dia 27 de julho, a exposição “African Hair Cuts”. Realizada no âmbito do projeto MAKA Lisboa e promovida pela ARS - Luzlinar em parceria com a Appleton - Associação cultural, a mostra é da autoria de Francisco Vidal com curadoria de Namalimba Coelho e remete para a luta dos movimentos de libertação africanos, entre outras questões.
Por Paulo Pinheiro em 17 d Jul d 2021

“African Hair Cuts” faz parte de uma série de obras apresentada em Paris, em 2019, por via de uma exposição do pintor Francisco Vidal na AKAA (Also Known As Africa) - Feira dedicada à arte contemporânea africana, sob o mote “Paisagens Contemporâneas”.

 

Vão estar dois retratos em exposição, que dão corpo e voz aos conceitos que estão na origem do projeto MAKA Lisboa. Maka, em kimbundu (dialeto angolano), refere-se a uma conversa que suscita questões, uma discussão com fim instrutivo, e é neste sentido que “o M de MAKA pode ganhar diversas formas: Momento x Movimento x Manifesto x Memória x Museu, etc., com o intuito de propor uma conversa visual, humanista e social, enquanto espaço simbólico de expressão e de reflexão, ético e estético, que usa as artes e a palavra como armas poéticas para desafiar as fronteiras do pensamento contemporâneo, descolonizar mentalidades, e abordar temáticas relacionadas com os direitos humanos”.

 

 

A abertura da exposição decorre no dia 27 de julho, às 18:00h, no Espaço Pontes, na Rua João Franco, no Fundão e vai estar patente até 30 de setembro deste ano.

 

 

c/ Lara Cardoso 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados