RCB/TuneIn
segunda, 06 fev 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IDANHA-A-NOVA RECEBE “INVASÕES FRANCESES NA BEIRA BAIXA"
Rádio Cova da Beira
O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, recebe no sábado, dia 17 de julho, pelas 21 horas, a produção teatral “Invasões Francesas na Beira Baixa”. O acesso é gratuito, mas condicionado à lotação da sala. Reserva obrigatória através do número 277 202 900, a partir desta terça-feira, dia 13 de julho.
Por Paulo Pinheiro em 13 d Jul d 2021

 “Invasões Francesas na Beira Baixa” é uma coprodução artística que decorre no âmbito do Projeto Beira Baixa Cultural 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) em colaboração com os seis municípios que a integram (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

 

O resultado final consiste na apresentação de seis espetáculos de teatro distintos, de acordo com a realidade de cada concelho. Cada espetáculo conta com a especial participação das associações e comunidades locais.

É de acesso gratuito, mas condicionado à lotação da sala. Reserva obrigatória através do número 277 202 900, a partir de hoje,13 de julho (terça-feira).

Promovido pela CIMBB, o projeto Beira Baixa Cultural 2.0 é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

SINOPSE

«Estamos em 1807. As tropas de Napoleão preparam-se para entrar em Portugal pela Beira Baixa. O príncipe Regente, D. João, antes de partir para o Brasil, dera indicações para recebermos bem os franceses, garantindo que estes viriam em nosso auxílio, contra os ingleses. Mas, ao contrário do que fora afirmado, as tropas invasoras cometeram todo o tipo de atrocidades nas terras por onde passaram. O povo, faminto e ultrajado, insurge-se e promove a revolta: “Abaixo os traidores! Vivam os honrados portugueses!” - clamam os revoltosos.»


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados