RCB/TuneIn
Domingo, 01 Ago 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AMCB ENTREGA ESTUDOS
Rádio Cova da Beira
A associa√ß√£o de munic√≠pios da Cova da Beira j√° procedeu √† entrega √†s autarquias das vers√Ķes preliminares dos estudos para o desenvolvimento de sistemas de recolha de biorres√≠duos. Os documentos v√£o agora entrar em fase de discuss√£o p√ļblica.
Por Nuno Miguel em 25 de Jun de 2021
De acordo com a associação de municípios da Cova da Beira, o trabalho realizado, em parceria com o instituto politécnico da Guarda, abrange as autarquias de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. A versão preliminar dos documentos representou um investimento de 65 mil euros, financiado pelo fundo ambiental. 
A AMCB acrescenta que “a elaboração conjunta destes estudos possibilita a realização de um estudo supramunicipal para a região envolvida, o qual está a ser também elaborado pela associação, com grandes vantagens para o planeamento intermunicipal, permitindo uma visão integrada desta temática bem como a definição de estratégias de atuação que beneficiem a região”.
De acordo com a associação “os biorresíduos representam uma grande quantidade de recursos que podem ser utilizados em novas aplicações”, acrescentando que foi objectivo geral nestes estudos “identificar as melhores soluções a implementar com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos de forma selectiva com a máxima eficiência pelos sistemas em baixa e encaminhados para tratamento nas infraestruturas dos sistemas em alta, de forma a obter benefícios económicos globais na sua valorização e evitando os custos e impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados