RCB/TuneIn
Domingo, 01 Ago 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JORNADAS EUROPEIAS DE ARQUEOLOGIA NO MUSEU
Rádio Cova da Beira
Jorge Custódio, um dos eméritos investigadores da arqueologia e do património industrial de Portugal, e em particular, da Covilhã, participa no programa que o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI)I) preparou para as Jornadas Europeias de Arqueologia 2021, que decorrem nos dias 18, 19 e 20 de junho.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jun de 2021

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de junho, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se à celebração das Jornadas Europeias de Arqueologia com um programa "que visa a sensibilização da comunidade para a riqueza e diversidade do património arqueológico industrial da Covilhã e a valorização de casos de sucesso em intervenções arqueológicas já ocorridas nesta cidade", refere a direcção da instituição.

O convidado especial é Jorge Custódio que irá proporcionar uma Visita Guiada, aberta à comunidade, no dia 19 de junho, pelas 14h30, a quatro lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda: a Tinturaria setecentista pombalina (séc. XVIII) na Real Fábrica de Panos, classificada em 1982 como Imóvel de Interesse Público; as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga; a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições; e as estruturas arqueológicas da Fábrica António Estrela, na New Hand Lab.

Além desta iniciativa, nos três dias, são proporcionadas entradas livres às Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas, às 11h e às 15h, com um percurso estimulante pelo tema “Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios”. Neste horário, mas no dia 20 de junho, a arqueóloga Beatriz Correia conduzirá a atividade "Explorar a Real Fábrica de Panos", dirigida especialmente às crianças, entre os 8 e os 14 anos.


Mais informações   em http://www.museu.ubi.pt | Facebook.com/museu.delanificios | Instagram:@museudelanificios

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados