RCB/TuneIn
Domingo, 13 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PCP: TRANSPORTE FERROVIÁRIO É FUNDAMENTAL
Rádio Cova da Beira
A reabertura da ligação da Beira Alta com a linha da Beira Baixa é, para o PCP, um importante acontecimento “que vem ao encontro das pretensões e da luta da população da região e do país”.
Por Paulo Pinheiro em 16 de May de 2021

Em comunicado, a Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP destaca o transporte ferroviário como fundamental “para um verdadeiro sistema de mobilidade”, quer pelas suas características estruturantes para o sistema, quer pelo lugar estratégico que ocupa na vida económica da região e do país, assegurando a circulação de mercadorias e bens e a mobilidade das populações, com benefícios para o ambiente e para um desenvolvimento sustentável.

 

O Partido Comunista Português defende que o comboio a curto prazo deve constituir-se como o principal meio de transporte no eixo Guarda-Castelo Branco, com ligações adequadas e garantidas tanto aos centros urbanos como às periferias regionais.

 

 “A redução do preço das tarifas e a criação de um passe social intermodal de forma a reduzir custos para os utentes, tornar mais acessível potenciando a utilização deste transporte beneficiando diretamente as famílias e as empresas”, é uma das medidas preconizadas pela DORCB.

 

Para o PCP, os horários devem ser adequados às necessidades de quem trabalha e estuda e devem garantir a ligação com outras redes regionais nacionais e internacionais.

 

As ligações ao litoral e ao estrangeiro devem ser adequadas às regionais e as internacionais devem ser planificadas e estudadas para potenciar a sua utilização (nomeadamente a ligação a Salamanca).

 

No sentido de responder à necessidade de composições modernas e cómodas, “é fundamental aumentar a capacidade nacional de produção de material circulante”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados