RCB/TuneIn
Domingo, 13 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"SE ISTO √Č UM HOMEM" NO TEATRO DAS BEIRAS
Rádio Cova da Beira
A Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta hoje a amanhã (14 e 15 de Maio), às 19:00h, no auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã, a peça "Se isto é um homem", de Primo Levi, encenação de Rogério Carvalho e interpretação de Cláudio da Silva.
Por Paulo Pinheiro em 14 de May de 2021


Sobre a peça:

Testemunho perturbante sobre o Holocausto, Se isto é um homem é uma obra-prima que ensaia uma análise fundamental sobre o mecanismo do campo de concentração, sobre a humilhação do homem pelo homem, visando o extermínio. Primo Levi (1919-1987) escreveu este pedaço literário e documental à saída do inferno concentracionário de Auschwitz – uma narrativa de grande contenção, organizada em pequenos capítulos que são como estilhaços da memória. Após ter sido recusado para publicação, conhecendo em 1947 uma edição de autor de circulação restrita e recebida com indiferença, o texto teria de esperar por 1958 para ser editado com a dignidade que merece, e, desde então, tem sido traduzido e publicado em todo o Mundo.

 

É a primeira vez que. Se isto é um homem é adaptado para teatro em Portugal, depois de o actor inglês Antony Sher ou de o encenador sueco Lars Norén o terem feito nos seus países. Numa altura em que o discurso de extrema-direita volta a ganhar espaço na Europa, importa levar à cena este texto de um sobrevivente do genocídio dos judeus no século XX, cumprindo um dos seus desígnios: que não se apagasse jamais a memória de um dos períodos mais negros da História da Humanidade.

 

Rogério de Carvalho (n. 1936) foi distinguido em 1980 com o Prémio da Crítica para a melhor encenação com Tio Vânia, de Tchekov, e em 2001 com o Prémio Almada de Teatro, pelo Ministério da Cultura. Este antigo professor de liceu e pedagogo do teatro dirigiu espectáculos nos principais palcos portugueses e trabalhou com incontáveis companhias, sem nunca pertencer a nenhuma. Para a CTA, assinou as encenações de A Menina Júlia (1986), de Strindberg, Fedra (2006), de Racine, Frei Luís de Sousa (2015), de Almeida Garrett, entre muitas outras.

 

foto: ctAlmada 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados