RCB/TuneIn
Domingo, 13 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI EM PROJETO DE PAPEL RECICLADO DE ALTA RESISTÊNCIA
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida no projeto de desenvolvimento de um papel reciclado de elevada resistência, com incorporação de pasta obtida a partir de rejeitos do processo de produção de pasta branqueada de eucalipto.
Por Paula Brito em 14 de May de 2021

Outras da categoria:

O projeto junta empresas e universidades e os resultados vão ser aplicados na área da embalagem sustentável.

 

O Centro de investigação FibEnTech - Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais/Fiber Materials and Environmental Technologies, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UBI, é o local onde vão ser feitos os trabalhos.

 

A UBI está envolvida em todas as tarefas do projeto, incluindo a avaliação técnico-económica das soluções propostas, e vai ainda trabalhar na obtenção de protótipos, nos testes de protótipos à escala industrial e ensaios, bem como na promoção e divulgação de resultados.

 

“Este projeto é um exemplo da economia circular, em que papel velho e um resíduo de um processo são reutilizados na produção de um novo papel com propriedades melhoradas. A utilização do rejeito não só contribui para a sustentabilidade ambiental, já que diminui o consumo de madeira, como corresponde a uma gestão sustentável dos recursos naturais e valorização de resíduos.” Refere a Universidade da Beira Interior, em nota de imprensa.

 

O estudo vai ser realizado no âmbito projeto de I&D empresarial em copromoção designado HIGH2RPAPER. O HIGH2RPAPER junta entidades empresariais e académicas e é liderado pela Celtejo - Empresa de Celulose do Tejo, S.A., tendo como copromotores a Papeleira Coreboard, S.A a UBI e a Universidade de Coimbra (UC).


O trabalho de cooperação e investigação decorrerá entre 2021 e 2023.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados