RCB/TuneIn
Domingo, 13 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
JOÃO MORGADO APRESENTA PROPOSTAS PARA TERCEIRA IDADE
Rádio Cova da Beira
O candidato à presidência da Câmara Municipal da Covilhã, João Morgado, nas próximas eleições autárquicas, vem, em comunicado, apresentar duas propostas para dar resposta aos problemas que se colocam à terceira idade: a criação do Provedor do Idoso e da Comissão de Proteção da Pessoa Idosa.
Por Paula Brito em 10 de May de 2021

O líder da candidatura “Covilhã tem força” justifica a criação destas duas respostas com a realidade que traça do concelho nesta área.

 

“A Covilhã tem mais de dois mil idosos que vivem sozinhos. Outros há, que vivem ao cuidado de famílias que os maltratam, muitas vezes, que os agridem fisicamente e psicologicamente – não sabem como ou têm vergonha de pedir ajuda. Alguns deles estão acamados sem poderem erguer a voz, quase prisioneiros de quem lhes usufrui das reformas. Muito tem sido feito para os ajudar, mas é preciso fazer mais.”


Em relação ao perfil do Provedor do Idoso, terá de ser “alguém sensível a estes temas e que, com reserva, os saiba tratar.”

 

Quanto à Comissão de Proteção da Pessoa Idosos, o objetivo é que “possa promover e proteger os direitos da pessoa idosa, quando está em risco a sua segurança, saúde e direitos sociais, em última instância, a sua dignidade. E que possa coordenar entidades e acelerar processos, pois na vida de um idoso, cada dia conta e pode ser fatal.” Conclui. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados