RCB/TuneIn
Domingo, 13 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BIBLIOTECA ITINERANTE PERCORRE ALDEIAS DO XISTO
Rádio Cova da Beira
Uma biblioteca itinerante guiada por um escritor percorre as localidades que integram a rede das Aldeias do Xisto, numa iniciativa do também jornalista João Ferreira Oliveira que começa esta sexta-feira e termina na segunda-feira.
Por Paulo Pinheiro em 07 de May de 2021

Outras da categoria:

A iniciativa inclui sessões de leitura nas escolas, ao ar livre, no centro das aldeias, no meio da rua e “onde houver público e vontade de ouvir uma história”, refere a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), com sede no Fundão (Castelo Branco)

 “Esta iniciativa vai misturar as histórias dos livros com as histórias e os saberes das pessoas e dos lugares por onde passar. Este é um território literário também por isso, pela inspiração que provoca a história de vida de cada pessoa e que se entretece com as memórias das paisagens onde habitam, sejam relacionadas com o céu, com os contos tradicionais ou com as artes e ofícios”, afirma o diretor executivo da ADXTUR, Rui Simão.

 

Nos quatro dias da visita ao território das Aldeias do Xisto, o jornalista e escritor João Ferreira Oliveira conduzirá uma carrinha branca com desenhos coloridos identificada com as palavras “Viagem ao interior dos livros, das pessoas e do país”.

Segundo a ADXTUR, que apoia o projeto, aquele autor “abraçou o desafio de percorrer o interior, durante um mês, ao volante de uma biblioteca itinerante, semelhante àquelas que a Fundação Calouste Gulbenkian usou entre 1958 e 2002 para levar histórias, aventuras e sonhos a todos os pontos do país”.

“O objetivo não passa por vender livros, mas sim oferecê-los. Regressar a casa com a carrinha vazia, mas cheia de histórias”, frisa Rui Simão.

Esta sexta-feira, 7 de Maio, a actividade inicia-se na Aldeia do Xisto da Figueira, Proença-a-Nova, com um encontro com Nuno Marçal, bibliotecário de Proença-a-Nova e conversa com os habitantes da aldeia. Há ainda tempo para uma visita à escola primária da Aldeia do Xisto das Sarzedas.

 

Este sábado, 8 de Maio, a biblioteca itinerante passa pela aldeias do xisto da Cerdeira (Lousã), onde decorre uma conversa com Kerstin Thomas, e por Fajão (Pampilhosa da Serra) estando prevista, uma sessão de leitura com os habitantes.

No domingo, ainda em Fajão, é feita a oferta de livros e promovida uma sessão de contos no adro da igreja. Já em Janeiro de Cima (Fundão), a barca é o local escolhido para outra sessão de leitura.

 

O evento termina na segunda-feira, em Janeiro de Cima com uma visita e sessão de leitura na escola primária.

 

FOTO: Adeias do Xisto


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados