RCB/TuneIn
Sábado, 15 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
HOMENAGEM: AC ALCARIA DÁ NOME "JOSÉ LUÍS ADRIÃO" A PAVILHÃO
Rádio Cova da Beira
Orgulho, emoção e justiça. Foram as três palavras mais ouvidas, no decorrer da homenagem póstuma feita no passado sábado, 01 de maio, ao ex-dirigente desportivo e empresário José Luís Adrião, falecido em fevereiro de 2020, devido a doença. A cerimónia realizou-se no dia em que a Associação Cultural de Alcaria festejou 47 anos. "Fica no panteão dos dirigentes", diz o edil Paulo Fernandes.
Por Miguel Malaca em 04 de May de 2021

Contando com a presença de familiares, amigos, sócios, actuais e ex-dirigentes do clube, atletas, autarcas, e demais convidados, a homenagem póstuma começou com a divulgação de um vídeo-fotográfico de José Luís Adrião.

 

Quanto aos discursos, José Albino Marrucho,  começou por referir as principais razões porque apresentou a proposta em assembleia geral, em 03 julho de 2020 (aprovada por unanimidade), dar o nome do ex-dirigente(na altura presidente da Mesa da Assembleia Geral), ao pavilhão gimnodesportivo do clube.

 

"Esta proposta apresentada é mais que justa. José Luís Adrião (sócio nº 21) esteve sempre presente nos principais feitos desportivos e outros da colectividade, como por exemplo, o desenvolvimento do futsal no clube, o que levou várias equipas, inclusivamente, às competições nacionais de seniores e de escalões de formação, e naturalmente, esteve na génese da construção do pavilhão, para além de ter estado ligado também ao teatro, jornal da ACA, música, ginástica, e aos fins de semana culturais e lúdicos.  Esteve em vários cargos directivos. No futsal, com ele, o clube teve quatro equipas nos distritais e nacionais, de seniores masculinos(3ª divisão) e femininos, juniores e juvenis masculinos. Não podemos esquecer ainda o espírito de doação e mecenato que tinha em prol do clube, da aldeia e região. Por tudo isto, é com orgulho, mérito ao trabalho feito e dedicação à causa, que esta proposta foi apresentada e votada por unanimidade, em dar o nome de José Luís Adrião, ao pavilhão multiusos da Associação Cultural de Alcaria. Mais que justo, é totalmente merecido". Afirmou o vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACA.

 

Carina Santos, em poucas palavras, e com muita emoção, referiu apenas que " esta homenagem é mais que justa, é inteiramente merecida pelo enorme trabalho feito por José Luís Adrião ao longo dos anos em prol da ACA. O seu nome vai ficar para a eternidade ligado ao clube, e nada melhor do que realizar esta cerimónia no dia em que a nossa associação festeja o 47º aniversário. Daí que também saúdo todos os dirigentes que ao longo destes anos passaram pela colectividade, e pelo grande trabalho realizado por todos. Parabéns a todos". Disse a presidente da direcção.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Alcaria, também marcou presença no evento.

 

Hélder Marrucho começa por dar os parabéns ao clube. " Começo por dar os parabéns à AC Alcaria pelos 47 anos de vida. Trata-se de uma colectividade muito importante na vida associativa da nossa aldeia e concelhia, pelo grande trabalho realizado em prol do desporto, cultura e recreio. Parabéns a todos aqueles que por cá passaram e passam actualmente. É também com muito orgulho e emoção que me encontro aqui nesta homenagem justa e merecida para com José Luís Adrião, na qual também reconheço que foi um grande dirigente desportivo da ACA e da região. É totalmente merecida esta distinção que o clube lhe está a fazer. Durante vários anos, vivi no terreno, tudo aquilo que ele fez, fui atleta inclusive do clube, e depois já nestas funções que exerço, e até como familiar. Era uma pessoa ímpar, sem dúvida". Afirmou o autarca de Alcaria.

 

Em representação da AF Castelo Branco, estiveram Bruno Brito e Vanessa Nunes(ligada ao futsal). A dirigente associativa diz "tratar-se de uma homenagem mais que justa a um homem e um dirigente desportivo que muito deu em prol do seu clube e da modalidade de futsal no distrito".

 

Vanessa Nunes entregou ainda à ACA uma placa comemorativa do 47º aniversário.

 

O presidente do Município do Fundão começou por referir que " esta cerimónia é muito emotiva e justa, feita a um dirigente carismático, uma pessoa rara e única no panorama do desporto regional, local, e que infelizmente partir muito cedo. Era um homem de convicções, de visão, com muito coração, mas também com muita razão, naquilo que acreditava. Ajudar outros clubes, apesar da rivalidade, caso da ADF onde ficou ligado ao apoio, numa altura em que esse clube vivia um momento muito complicado, à conquista do maior trofeu até ao momento na região (NR-Taça de Portugal em Futsal em 2014), e à construção deste pavilhão. Não foi nada fácil, mas com a sua perseverança, e no acreditar que seria possível realizar a obra, e foi possível. Conseguiu convencer tudo e todos. José Luís Adrião via ficar, sem sombras de dúvidas, para sempre, no panteão da memória dos melhores dirigentes do concelho", disse Paulo Fernandes.

 

Por último, a viúva de José Luís Adrião, afirma que " é com muito orgulho, emoção e comoção, que agradeço a todos aqueles que estão presentes nesta homenagem ao José Luís Adrião. Câmara Municipal do Fundão(a todos os elementos da vereação que aqui estão), Junta de Freguesia de Alcaria, AF Castelo Branco, Associação Cultural de Alcaria, amigos, familiares, dirigentes e ex-dirigentes. Estes testemunhos aqui transmitidos, espelham o impacto positivo que a obra do meu marido deixou na sua terra e no concelho. José Luís Adrião foi sempre um homem de causas, convicções e sonhos, alguns deles foi possível torná-los em realidade, com muita humildade, amor e dedicação. Bem hajam a todos. O seu nome vai ficar perpetuado para sempre na sua terra e clube que tanto amava".  Conclui Maria de Jesus Adrião.

 

O pavilhão multiusos da AC Alcaria foi inaugurado a 08 de dezembro de 2001.

 

José Luís Adrião era presidente da direcção, enquanto José Maria Fortunato presidia ao Município do Fundão.

 

À margem da cerimónia, a Associação Cultural de Alcaria, vai a votos dia 07 de maio.

 

A Assembleia Geral eleitoral está marcada para as 18 horas, na sede social.

 

Para já, não candidatos conhecidos para o biénio 2021-23.

 

Carina Santos, já disse à RCB, que não se recandidata.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados