RCB/TuneIn
Quinta, 06 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MINEIROS DA PANASQUEIRA ANUNCIAM NOVO PER√ćODO DE GREVE
Rádio Cova da Beira
O Sindicato dos Trabalhadores da Ind√ļstria Mineira (STIM) anuncia que os trabalhadores das Minas da Panasqueira (Covilh√£) decidiram "intensificar a luta", face "√† aus√™ncia de respostas" da administra√ß√£o da empresa para aumento de sal√°rios.
Por Paulo Pinheiro em 03 de May de 2021

O pré-aviso de greve apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira abrange o período entre os dias 24 de Maio e 12 de Junho, com a paralisação de duas horas diárias, bem como de todo e qualquer trabalho suplementar.

A greve que está a decorrer iniciou-se a 26 de abril e prolonga-se até dia 8 de maio, nos mesmos moldes da agora anunciada.

Os mineiros exigem aumentos salariais de 50 euros por cada trabalhador, enquanto a Beralt Tin and Wolfram Portugal (empresa que detém a exploração das minas e que é propriedade do grupo canadiano Almonty) começou por oferecer 0,5% no salário base, tendo depois subido para 0,75%, acrescido de outros aumentos nos subsídios.

Melhores salários e condições de trabalho, exercício do direito à formação profissional certificada e a realização dos exames médicos periódicos são as razões da grave apontadas pelo STIM.

As Minas da Panasqueira são a única exploração de extração de volfrâmio a laborar em Portugal e empregam cerca de 250 trabalhadores.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados