RCB/TuneIn
Quinta, 06 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"PONTOS.PT" EM CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) tem patente ao público até 13 de junho, a exposição de colchas em Bordado de Castelo Branco e de Tapeçarias de Portalegre denominada "Pontos.Pt".
Por Paulo Pinheiro em 02 de May de 2021

Trata-se de uma iniciativa de carácter transfronteiriço, já que para além dos dois municípios conta também com a parceria da Universidade de Salamanca, onde a mostra foi já apresentada.  A mostra apresenta uma evolução histórica do Bordado de Castelo Branco desde a sua produção no século XVII à actualidade.

Em nota enviada à comunicação social, que cita o presidente da CMCB, José Augusto Alves, afirma que “Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobrevivem ao longo dos séculos e que nos orgulhamos de promover. As nossas colchas são desenhos bordados com fio de seda natural e existem desde do século XVI, são verdadeiros tesouros que nos orgulhamos de ter nesta exposição. O presidente da autarquia realça ainda que a tapeçaria de Portalegre, ”é mais uma forma de arte belíssima que vem engrandecer em muito esta exposição.”

Esta amostra apresenta em diálogo colchas de Castelo Branco e Tapeçarias de Portalegre, tipologias manuais da arte do bordado e da tecelagem. Ambas, afirmam-se como expressão identitária da sua região e do País no Mundo.

 

Integrada no projeto REDES1234.con, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG V-A España-Portugal 2014-2020, a exposição é comissariada por Asna Pires e Vera Fino, constituindo um este projeto que fortalece laços de cooperação entre os dois municípios, mas também com Espanha, consolidando redes e parcerias existentes.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados