RCB/TuneIn
Sexta, 25 Jun 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GPSA REAGE A PROPOSTA DO PSD
Rádio Cova da Beira
O grupo pela preservação da Serra da Argemela já solicitou a consulta da acta da assembleia municipal da Covilhã onde foi apresentada uma moção pela bancada do PSD, onde é defendido que parte do lucro da exploração mineira de lítios deve ficar nos municípios.
Por Nuno Miguel em 28 de Apr de 2021
Em comunicado o grupo refere que “apesar desta moção poder dar a entender que o processo de exploração mineira na Argemela se encontra decidido. De acordo com a informação disponível constante no processo do pedido de concessão, não foi tomada nenhuma decisão, mantendo-se a decorrer todo o procedimento administrativo com as suas enormes insuficiências”.
Já quanto à tomada de posição do PSD, o grupo manifesta a sua “completa perplexidade pela sua extemporaneidade, bem como pelo desconhecimento que parece revelar sobre os impactos de uma exploração destas em zonas povoadas e, no caso da Argemela, a uma cota dominante sobre a generalidade das localidades da Cova da Beira, o que amplificaria todos os seus efeitos nocivos pela região, afectando tudo e todos”.
Para o GPSA “mais parece que se pretende cativar as populações locais através de pretensos rendimentos, conhecendo-se a contratualização dos encargos de exploração devidos pelas empresas ao estado e sabendo como é demorado o retorno dos investimentos feitos. As royalties serão sempre uma miragem, por ficarem aquém do valor dos avultados prejuízos associados a estes projectos”.
Neste comunicado o grupo recorda que a mesma assembleia municipal da Covilhã já tinha aprovado uma moção contra a exploração mineira na Argemela e “se esta nova moção não tiver vincado que é contra qualquer exploração de lítio na região, pode estar dado um passo para o início da desertificação no concelho, mais acentuadamente nas zonas envolventes”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados