RCB/TuneIn
Quinta, 06 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTIVAL PRIMAVERA CHEGA EM MAIO À MALCATA
Rádio Cova da Beira
O Município de Penamacor organiza o Festival Primavera na Serra da Malcata, entre 7 e 9 de maio. Exposições, concertos, pinturas e visitas guiadas e encenadas completam o programa do Festival que tem como objetivo “divulgar a Serra da Malcata e o seu vasto património natural.”
Por Paula Brito em 22 de Apr de 2021

Além da divulgação da serra, que é também uma reserva natural e área protegida, este festival pretende “promover a defesa do meio ambiente e, na situação pandémica atual, ser um grito de liberdade a vários níveis”, acrescenta o município de Penamacor, em comunicado.

 

O evento decorre online, na Página de Facebook do Município, mas inclui atividades em regime presencial, garantindo a saúde e segurança de todos os participantes e visitantes e seguindo as normas da Direção Geral de Saúde.

 

Assim, o Festival Primavera na Serra da Malcata arranca no dia 7 de maio, às 18h, no Jardim da República, com a inauguração da exposição “Grito de Liberdade”, da autoria de Gabriel AV e Pedro Leitão, que contará com mais de uma dezena de esculturas. Esta mostra, que estará patente no Jardim até 13 de junho, tem como objetivo “alertar para o impacto positivo da reciclagem no meio ambiente, sendo que as peças, de grandes dimensões, foram concebidas com materiais recolhidos no lixo” e será seguida da interpretação do tema “Os putos”, pelo Coro Misto da Beira Interior, num pequeno tributo a Carlos do Carmo, antes dos dois concertos que encerram o primeiro dia do festival.

 

O concerto “A Liberdade, a Primavera e a Natureza”, por Marta Ramos e João T., às 18h 30m, e “O Fado da Primavera”, interpretado pelo Coro Misto da Beira Interior no Valdedra − Serra da Malcata.

 

Este concerto é dividido em três partes, sendo que a segunda parte decorre pelas 19h, dia 8 de maio, na barragem da Ribeira da Meimoa − Serra da Malcata, e a terceira no dia 9 de maio, à mesma hora, mas na zona balnear do Meimão. Estes concertos são transmitidos online na página de Facebook do Município de Penamacor.

 

No sábado, haverá ainda uma ação de pintura na Serra da Malcata, com início às 9h, onde 12 pintores vão colocar na tela a paisagem que observam em vários locais da Malcata. Desta ação resultará uma exposição online que poderá ser visitada no website do Município.

 

O festival começa cedo no domingo, com uma visita guiada e encenada ao museu municipal, às 9h, que será transmitida online na página do Facebook do município, tal como a terceira parte do concerto do Coro Misto da Beira Interior, dirigido pelo maestro Luís Cipriano, às 19h, na zona balnear de Meimão.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados