RCB/TuneIn
Quinta, 06 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTSAL: AFCB INDIGNADA COM FPF
Rádio Cova da Beira
Aberta da 3ª fase do desconfinamento, tendo em vista a conclusão do Campeonato Nacional da 2ª Divisão em Futsal, o modelo encontrado pela Federação Portuguesa de Futebol, não é pacífico. Os treinos foram retomados esta segunda-feira, com a reformulação da competição ao abrigo "das medidas excepcionais determinadas pela Covid-19", diz a FPF. A AFCB está contra este formato.
Por Miguel Malaca em 20 de Apr de 2021

Manuel Candeias, refere em comunicado, que " lamentamos que a federação convoque as associações para debater questões já decididas, o que é vergonhoso. Este ajustamento fere a verdade desportiva por reduzir a três jogos, a estabilidade desportiva que levou anos a conseguir pelos clubes", conclui o presidente da direcção da AF Castelo Branco.

Recorde-se que o distrito, tem a participar na prova, cinco equipas (2 na Série D, e 3 na Série E):

UD Cariense, GD Mata/AAUBI, Ladoeiro, Boa Esperança e Retaxo.

A partir de maio, joga-se, a ronda decisiva da fase regular, nomeadamente, na Série E, com dois jogos determinantes, tendo em vista, o apuramento para o acesso à subida de divisão. Falamos dos encontros: Boa Esperança(já apurado)-Ladoeiro, e C.S. S. João Urgicentro-Retaxo.

De acordo com o novo formato elaborado pela FPF (após paragem de 3 meses), a fase de subida vai contar com as 4 primeiras equipas de cada alinhamento geográfico, num total de 8 séries de 4. Os jogos realizam-se apenas a só mão, e os primeiros de cada série serrão apurados para uma final a oito, para apurar as equipas que ascendem à Liga Placard, bem como apurar o campeão nacional da 2ª divisão.

Os 4ºs classificados, bem como os três piores 3ºs, no conjunto das oito séries, descem à 3ª divisão, que vai ser criada na época 2021-22.

Na fase de permanência/descida, vão estar as restantes equipas da fase regular, e que serão divididas por grupos de quatro.

Os primeiros de cada série irão depois jogar em 2021-22, a 3ª divisão, bem como os oito melhores 2ºs do conjunto das onze séries.

Os demais descem aos campeonatos distritais. 

Actualmente, das 5 equipas do distrito de Castelo Branco, e que militam na 2ª divisão nacional em futsal, a ARB Boa Esperança já garantiu, no mínimo, a 3ª divisão, para 2021-22. O conjunto orientado por Telmo Roque, tem vaga reservada também na fase de subida, ou manter-se no mesmo escalão.

Ladoeiro e Retaxo (Série E), Cariense e GD Mata/AAUBI (Série D), com este modelo de competição, podem manter-se e/ou descer ao distrital...em 4 jogos, como podem ainda lutar pela subida, se ficarem nos quatro primeiros lugares da tabela classificativa da fase regular.

Matematicamente, apenas a equipa covilhanense, não depende de si, para atingir o seu principal objectivo. 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados