RCB/TuneIn
Terça, 11 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
REVISTA EBVROBRIGA LANÇADA NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
O lançamento da nova edição da revista Ebvrobriga e um filme sobre a capela de S. Pelágio são as iniciativas que a câmara do Fundão vai promover para assinalar o dia internacional dos monumentos e sítios.
Por Nuno Miguel em 16 de Apr de 2021

Em 2021 este dia internacional é dedicado ao tema “passados complexos, futuros diversos” e pretende “sensibilizar as comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparar um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património cultural é um factor de união, de partilha, de cidadania e de resiliência” refere o município do Fundão em comunicado.

 

No próximo domingo vai ser divulgado, nas redes sociais do município, um filme sobre a capela de S. Pelágio, um dos mais antigos templos cristãos deste território. Situado na zona periurbana da cidade do Fundão, “o vetusto templo é uma ruína de traça gótica, num sítio cujo povoamento remonta à época romana, realidade testemunhada por inúmeros vestígios”.

 

Na terça-feira, dia 20 de abril, a partir das 18:00, é lançado o número dez da revista “Ebvrobriga”, publicação do museu arqueológico José Alves Monteiro, com transmissão em direto no facebook do Município do Fundão. A edição é apresentada pelo jornalista e escritor Fernando Paulouro, com a colaboração de Raquel Vilaça, arqueóloga e professora da Universidade de Coimbra.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados