RCB/TuneIn
Terça, 11 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL CELEBRA DIA MUNDIAL DO LIVRO
Rádio Cova da Beira
Para assinalar o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Alma Azul promove várias atividades, entre 15 e 26 do corrente mês, em regime de voluntariado e sem qualquer apoio institucional. Coimbra recebe a primeira iniciativa.
Por Paulo Pinheiro em 12 de Apr de 2021

A Alma Azul celebra o Dia do Mundial do Livro com várias actividades, que decorrem em Coimbra e em Alcains. A primeira está agendada para quinta-feira, 15 de Abril, às 14:’00h, nas Esplanadas da Baixa de Coimbra, com uma Ponte Literária dedicada a Antero de Quental, “o grande impulsionador de vários acontecimentos cívicos que marcam a história portuguesa do século XIX”, refere a editora.


A produtora de actividades culturais destaca ainda a participação cívica de Antero de Quental continuou com o projeto “Conferências do Casino”, proibidas rapidamente pelas autoridades, mas de onde sobrou a reflexão de Antero Quental: “As Causas de Decadência dos Povos Peninsulares”, uma das conferências que ainda hoje é um texto muito lido

 

No dia 18, data de nascimento de Antero Quental (Ponta Delgada, 1841), a Alma Azul continua a Ponte Literária em Alcains com a apresentação, às 11 horas, na Ermida de Santa Apolónia, do livro “Coimbra de Antero” de Eça de Queirós, uma pequena biografia de Antero de Quental, que o autor de “Os Maias” descreve como “Um Génio Que Era Um Santo”.

 

 

“Coimbra de Antero em Alcains”, adotará a forma de uma Conversa sobre a Vida e a Obra Antero de Quental, a partir da leitura de fragmentos do texto de Eça de Queirós que a Alma Azul editou em 2009, na sua coleção Literatura Portátil, e que serviu para assinalar os 150 anos da chegada de Antero de Quental à Universidade de Coimbra (1859), cidade onde conheceu e conviveu com Eça de Queirós.

 

Do programa “Mil Razões Para Ler Um Livro” salienta ainda um desafio aos leitores Alma Azul para o envio de “Frases da Revolução” gravadas em murais, no período pós-revolução de 25 de Abril de 1974. A proposta terá o seu desenvolvimento nas redes sociais-digitais

.

Entre os dias 15 e 25 de Abril realiza-se uma Feira do Livro Online (a partir de Alcains) que para além dos Livros Alma Azul, irá acolher e enviar para todo o país; livros das editoras Relógio d’Água, Assírio & Alvim, Livros de Bordo e Livros Cotovia, numa seleção e valorização de autores de referência da Literatura Universal como Miguel de Cervantes, Gottfried Benn, Raduan Nassar, ou Wislawa Szymborska.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados