RCB/TuneIn
Sábado, 08 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"CIÊNCIAS E PADRÕES DECORTATIVOS" EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
Até ao próximo dia 7 de maio, no site do município de Penamacor, pode visitar a exposição “Ciência e Padrões Decorativos”, da autoria de Clementina Teixeira. Uma mostra virtual onde a engenheira química mostra o seu trabalho de investigação que liga ciência e arte. Química, estética, design, artesanato e arte andam de mãos dadas nesta mostra, dividida em três partes.
Por Paula Brito em 09 de Apr de 2021

Na primeira, é disponibilizada uma parte do acervo fotográfico relativo aos projetos Ciência Viva que a autora coordenou em Penamacor, no Agrupamento Ribeiro Sanches e na Biblioteca Municipal. Fotografias acompanhadas das experiências realizadas, de que é exemplo o olho do dragão, que se prestou a muitas brincadeiras, a dobragem de papel (origami) ou a construção de poliedros.

 

A segunda parte, designada “Poderá a química ligar-se à arte?”, mostra através de imagens e respetiva explicação, experiências realizadas com cristais inspiradas no mar. Pedras esculpidas pelo mar, cristais, cascas de ostras, entre outras que criam peças de arte com a ajuda dos artesãos do século XXI, criando design de padrões decorativos para impressão em pano, ilustrados, construídos por simetrias de reflexão, translação e foto manipulação.

 

No prefácio, a autora publica fotos suas mostrando como a “inteligência artificial” com as suas aplicações, tão fáceis de usar num telemóvel, a fascinam e tornam “a aproximação à arte e ao design muito mais fácil”. E deixa como exemplo o seu autorretrato, “Do lado direito o cabelo ganhou volume através de um simples clique. Na página seguinte um outro clique faz-me envelhecer de forma simpática. Ainda com outro clique, posso dar um ar artístico ao retrato, como se vê a seguir. E são essas aplicações que muitas vezes utilizo para tornar o meu trabalho mais chamativo na sua intersecção com a Arte e o Design, tentando fazer chegar essas vertentes ao nosso Artesanato. Em suma, estimulando a criatividade sempre que possível com uma ligação à Ciência.”

 

A terceira parte ainda não está disponível, mas, já tem nome, designa-se “Literalmente aos papéis” e, segundo o município de Penamacor refere em comunicado, “é um atlas de imagem de peças de origami e padrões decorativos que passarão a estar expostos na Biblioteca Municipal e na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches logo que a situação pandémica o permita.”

 

“Ciências e padrões decorativos” para visitar em www.cm-penamacor.pt


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados