RCB/TuneIn
Sábado, 08 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MAIS PREVENÇÃO E MENOS COMBATE
Rádio Cova da Beira
As preocupações com fogos florestais continuam ao nível do combate e não da prevenção. Ideia deixada por Carlos São Martinho Gomes no último “Em foco” da RCB onde este foi um dos temas em destaque, numa altura em que é preciso evitar e não combater fogos.
Por Paula Brito em 08 de Apr de 2021

“Sinceramente só ouvimos falar de meios de combate, e não de meios de prevenção, mais musculada, a organização da própria floresta através das suas associações, o enquadramento jurídico das próprias associações florestais, mais uma vez tudo isso está a ficar arredado para as calendas gregas.”

 

Carlos São Martinho deixa como exemplo o território do concelho do Fundão.

 

“Considerando o nosso território com 80 aldeias, vezes 100 metros em todos os perímetros de aldeia, verificamos que são muitos milhares de hectares que teriam de ser limpos e que não acontece. E serem os próprios proprietários os únicos, sem qualquer apoio, responsáveis pela limpeza e se eles não puderem passam para as juntas de freguesia, que passam para as câmaras municipais que não passam para mais ninguém, significa que isto vai demorar muitos anos a modificar este xadrez e este panorama.”

 

Mais prevenção e menos combate, refere Carlos São Martinho Gomes, o último convidado do programa “Em Foco” da RCB. O programa de comentário semanal que é emitido às sextas-feiras a seguir ao jornal das 18h. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados