RCB/TuneIn
S√°bado, 08 Mai 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
CDP: FPF DEFINE FORMATO DA LIGA 3
Rádio Cova da Beira
Quando falta ainda uma jornada para terminar a 1ª Fase do Campeonato de Portugal(todos os jogos agendados para este sábado), tendo em vista as fases de apuramento para a Liga Portugal 2 e Liga 3, que começam a 24 de abril, a Federação Portuguesa de Futebol, já divulgou entretanto o formato da Liga 3 para 2021-22.
Por Miguel Malaca em 08 de Apr de 2021

De acordo com a FPF, a época de estreia, vão participar 24 clubes (22 oriundos do Campeonato de Portugal), mais dois que descem da II Liga.

Haverá duas séries (A e B), de 12 equipas cada, jogos a duas voltas, sendo que, as primeiras quatro classificadas ganham a passagem para a 2ª fase de apuramento de campeão.

Também aqui, estarão presentes as 8 equipas candidatas, divididas em duas séries Norte e Sul, que irão realizar jogos a duas voltas, onde as duas primeiras de cada série, apuram-se directamente para a Liga Portugal 2, e disputam um jogo para apurar o campeão da Liga 3.

Os segundos classificados de cada série, por sua vez, realizam um play-off, também a duas mãos, para posterior participação noutro play-off , desta feita, frente ao antepenúltimo da Liga 2.

No que diz respeito às equipas que não conseguirem ficar nos quatro primeiros lugares, vão discutir a 2ª Fase da manutenção/descida.

Prova dividida em quatro séries (3, 4, 5, e 6), a duas voltas, sendo que o último de cada série ao Campeonato de Portugal.

Neste formato existe ainda uma novidade. Haverá bonificação de pontos.

Os 5º classificados começam esta fase com 8 pontos, os sextos com 7, e assim, sucessivamente.

Concluindo, a maior diferença pontual que irá existir, será de 6 pontos.

A FP Futebol refere ainda que, com este formato, a ideia principal passa por dar maior competitividade às equipas, uma vez que na 1ª fase todos os clubes estão a jogar por um objectivo (subida de divisão e/ou mesmo que fiquem longe dessa possibilidade), que os colocará em melhor posição para a 2ª fase, onde a diferença pontual, também é sempre recuperável, pois vão estar em disputa mais 18 pontos.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries, descem de divisão.

Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal, vão subir quatro equipas. 

Recorde-se que na Beira Baixa, o Benfica e Castelo Branco, actual segundo classificado da Série E, já se apurou para disputar o acesso à Liga 3.

No próximo sábado, às 12h45 (jornada 22), os albicastrenses jogam em Oleiros, naquele que será o último encontro da 1ª fase do CdP. 

Independentemente do resultado, fique em 2º e/ou 3º lugar, a equipa de Pedro Barroso, irá iniciar a fase de apuramento, dia 24 de abril, com o Oliveira do Hospital (actual 3º classificado). 

Também no mesmo dia jogam às 12h45:

CD Alcains - Carapinheirense.

Condeixa - Sertanense.

Vitória de Sernache - Mortágua. 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados